O Benfica conquistou, esta quarta-feira, a primeira vitória no Grupo D da Liga dos Campeões ao levar a melhor sobre os sérvios do Vojvodina, por 3-1, em jogo da quinta e penúltima jornada.
Corpo do artigo
Sem aspirações a continuar na prova, aos encarnados restava lutar pela honra, mas foram os sérvios que entraram mais fortes no jogo fruto de uma excelente finalização junto à rede e de falhas por partes dos encarnados nos momentos de receção.
Marcel Matz, aos 15-12, foi obrigado a solicitar uma paragem técnica com o intuito de afinar a equipa, o que se revelou infrutífero já que o Vojvodina se superiorizou na distribuição e no bloco, acabando por vencer, por 25-19.
No segundo parcial, os comandados de Marcel Matz entraram melhor, mas David Mehic colocou os pentacampeões sérvios na condição de vencedores (7-6), o que obrigou o Benfica voltar a correr atrás do resultado. Contudo, 'capitão' Hugo Gaspar foi a peça chave para fazer a reviravolta (9-7).
O ponto de Rapahel Oliveira que deu aos campeões nacionais uma vantagem de três (18-15) acabou por ser fundamental para o triunfo, por 26-24, com o remate final a pertencer a Hugo Gaspar.
A igualdade espelhava com perfeição o que acontecia no campo, apesar do Vojvodina liderar o marcador do terceiro "set", o Benfica manteve-se sempre no encalço, embora tenha decrescido na eficácia de serviço em comparação com os dois anteriores.
A invasão sérvia teve o condão de dar a igualdade (19-19) e Raphael Olivieira colocou o Benfica na frente (21-20) e o recém-entrado André Lopes dilatou-a, contribuindo decisivamente para o triunfo, por 25-21.
A grande questão para o quarto parcial era saber se os sérvios iriam ou não quebrar, já que o treinador Slobodan Boskan não tinha rodado a equipa, tendo apenas alternado entre os dois líberos Stefan Negic e Uros Miskovic. E confirmou-se.
Um parcial de quatro pontos consecutivos, foi o cartão-de-visita do Benfica para o quarto "set" e Vojvodina não mais se encontrou. Milan Zecevic acabou por ser o primeiro jogador a sair do banco, mas os 'encarnados' estavam embalados e acabaram por vencer por esclarecedores 11 pontos (25-14).
As duas equipas voltam a encontrar-se esta quinta-feira, às 19 horas, para a sexta e última jornada do Grupo D.
Ficha de jogo:
Jogo realizado no Pavilhão N.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa
Vojvodina - Benfica, 1-3
Parciais: 25-19 (25 minutos), 24-26 (28), 21-25 (28) e 14-25 (22)
Sob arbitragem de Koen Luts (Bélgica) e Sinisa Ovuka (Bósnia Herzegovina), as equipas alinharam:
Vojvodina: Stevan Simic, Luka Cubrilo, Andrej Rudic, Kamil Baranek, Radoslav Parapunov e David Mehic. Jogaram ainda: Stefan Negic (líbero 1), Uros Miskovic (líbero 2), Milan Zecevic e Aleksandar Bosnjak
Treinador: Slobodan Boskan
Benfica: Rapahel Oliveira, Peter Wohlfahrtstatter, Hugo Gaspar, Flávio Soares 'Zelão', André Aleixo e Ivo Casas (líbero). Jogaram ainda: Tiagio Violas, Bernardo Westermann, Aaro Nikula, Lucas França e André Lopes
Treinador: Marcel Matz
Assistência: cerca de 500 espetadores