O Benfica vai defrontar o Bayern de Munique nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.
Corpo do artigo
Os bicampeões nacionais vão enfrentar o líder da Bundesliga, um dos principais candidatos ao título ao europeu, orientado pelo espanhol Pep Guardiola. O sorteio ditou que o primeiro jogo se realize na Arena de Munique e o segundo na Luz, mas poderá haver ainda ajustes.
O Benfica procura a primeira presença nas meias-finais na "era Champions" (desde 1992/93), depois de ter sido eliminado nos "quartos" em 1994/95, 2005/06 e 2011/12.
Nos oitavos de final, o Bayern de Munique afastou a Juventus (2-2 em Turim e 4-2 em Munique após prolongamento). O Benfica superou o Zenit com duas vitórias (1-0 em Lisboa e 2-1 em São Petesburgo).
No historial de confrontos com os bávaros, o Benfica nunca venceu o Bayern de Munique, registando apenas dois empates em seis jogos.
Em reação ao sorteio, o presidente do Bayern Munique, Karl-Heinz Rummenigge, observou que que não se pode subestimar o valor das "águias". "Podemos ficar satisfeitos com o sorteio, mas não podemos cometer o erro de subestimar uma equipa que se qualificou para os quartos de final da Liga dos Campeões", referiu Rummenigge, em declarações ao sítio oficial do clube alemão.
Já o médio Xabi Alonso, ao serviço dos bávaros, destacou: "Claro que há jogos mais difíceis, mas temos que nos focar no nosso sorteio. Não podemos tomar nada como adquirido. Temos que respeitar o Benfica e temos muito tempo para o analisar", concluiu.
O internacional Frank Ribery deixou vários elogios aos bicampeões nacionais. "Penso que foi um bom sorteio, mas o Benfica tem uma grande equipa, com alguns jogadores bons. O estádio deles é soberbo e têm adeptos fantásticos", disse.
Apesar do amplo favoritismo dos alemães, o Benfica poderá contar com a vantagem do Bayern não ter disponíveis por lesão os habituais titulares do centro da defesa: Boateng e Badstuber.
O sorteio ditou ainda os jogos: Wolsburgo - Real Madrid, Paris Saint Germain - Manchester City e Barcelona - Atlético de Madrid.
A primeira mão dos quartos-de-final realiza-se a 5 ou 6 de abril e a segunda a 12 ou 13.