O Benfica goleou (7-2), este sábado, o Liceo da Corunha na segunda jornada da Liga Europeia de hóquei em patins, resultado que elimina os espanhóis, enquanto às águias basta empatar com o Barcelona para chegarem à final-four.
Corpo do artigo
O triunfo encarnado começou a ser construído na primeira parte, com Diogo Rafael a inaugurar o marcador na conversão de um penálti, aos seis minutos, o capitão Valter Neves aumentou a vantagem (07) e, apesar de Roberto di Benedetto ter reduzido (20) para os espanhóis, Gonçalo Pinto (22) e Diogo Rafael (25) levaram a equipa confortável para o intervalo.
No segundo tempo, os 'encarnados' apontaram três golos em três minutos: Diogo Rafael, aos 38 minutos, confirmou o hat-trick em novo penálti, Sergi Aragonès estreou-se a marcar (39) e Gonçalo Pinto 'bisou' (40), enquanto Marc Grau reduziu a diferença, aos 47 minutos.
Depois de um empate no dia anterior frente ao Barcelona (2-2), o desgaste físico levou a melhor sobre a formação de Juan Copa que não conseguiu suster a boa entrada das 'águias', que beneficiaram de uma grande penalidade, aos seis minutos, convertida por Diogo Rafael e aumentaram a vantagem no minuto seguinte, com Valter Neves a concluir uma boa jogada ofensiva.
A correr atrás do prejuízo, os galegos beneficiaram de um penálti, mas não conseguiram reduzir o marcador devido a uma grande defesa de Pedro Henriques, mas viriam a reduzir a desvantagem numa bomba de Roberto di Benedetto que quebrou a barreira erguida por Pedro Henriques.
Ainda assim, os encarnados voltaram a marcar numa incursão de Gonçalo Pinto pelo corredor central, deixando o guarda-redes Carles Grau cair antes de atirar para o fundo das redes, e dilataram a vantagem pouco depois num remate ao canto superior de Diogo Rafael.
No regresso do intervalo, um penálti para cada lado no mesmo minuto, mas primeiro Pedro Henriques negou o golo a Adroher, depois Ordóñez atirou ao lado e, minutos depois, o 'guardião' benfiquista voltou a negar Adroher com uma grande defesa, desta feita num livre direto.
Nos minutos seguintes, o nível anímico dos galegos caiu a pique ao sofrerem três golos em três minutos, com Diogo Rafael a assinar o hat-trick ao converter novo penálti, seguido por um contra-ataque de Sergi Aragonès que colocou o esférico por baixo do corpo de Carles Grau e, por fim, Gonçalo Pinto 'bisou' com um remate forte ao ângulo superior na marcação de um livre direto.
O melhor que o Liceo da Corunha conseguiu fazer foi reduzir a diferença a três minutos do fim, com um tento de Marc Grau, apesar de ainda ter conquistado novo livre direto, mas Pedro Henriques fechou a porta a David Torres.
Com este resultado, o Benfica precisa apenas de um empate frente ao Barcelona para chegar à final-four da competição, jogo que vai ser disputado no domingo.
Jogo realizado no Pavilhão Municipal do Luso, em Mealhada, Aveiro.
Ficha de jogo:
Liceo da Corunha -- Benfica: 2-7
Ao intervalo: 1-4
Marcadores:
0-1, Diogo Rafael, 06 minutos (grande penalidade); 0-2, Valter Neves, 07; 1-2, Roberto di Benedetto, 20; 1-3, Gonçalo Pinto, 22; 1-4, Diogo Rafael, 25; 1-5, Diogo Rafael, 38 (grande penalidade); 1-6, Sergi Aragonès, 39; 1-7, Gonçalo Pinto, 40; 2-7, Marc Grau, 47
Sob arbitragem de Miguel Diaz (Espanha) e Miguel Guilherme (Portugal), as equipas alinharam:
Liceo da Corunha: Carles Grau, David Torres, Franco Platero, Roberto di Benedetto e Jordi Adroher. Jogaram ainda: César Carballeira, Maxi Oruste e Marc Grau
Treinador: Juan Copa
Benfica: Pedro Henriques, Valter Neves, Diogo Rafael, Lucas Ordóñez e Gonçalo Pinto. Jogaram ainda: Eduard Lamas, Sergi Aragonès, Vieirinha e Danilo Rampulla
Treinador: Alejandro Dominguez
Ação disciplinar: nada a assinalar
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à covid-19