Vitória sobre o Santa Clara garante o 38.º campeonato, mas o empate também deve bastar para fazer a festa.
Corpo do artigo
Benfica - Santa Clara, BTV 27/05 - 18 HORAS
Ao fim de três anos de jejum total, o Benfica parte muito à frente para se sagrar campeão nacional na última jornada do campeonato de 2022/23. O 38.º título está nos pés e mãos dos jogadores das águias, que chegam à "final" com o Santa Clara sabendo que só uma inesperada derrota poderá colocar em causa a conquista da Liga.
Uma vitória arruma todas as contas a favor da equipa orientada pelo alemão Roger Schmidt - faça o que fizer o F. C. Porto na receção ao V. Guimarães -, que mesmo empatando não deverá deixar de se sagrar campeã, uma vez que parte para a decisão do campeonato com mais dois pontos e uma vantagem colossal no goal-average total sobre os azuis e brancos: são 11 os golos a mais que a equipa de Sérgio Conceição!
E a estatística reforça mais o favoritismo do Benfica, o qual irá ainda contar com o apoio massivo dos adeptos, que já garantiram lotação esgotada para a partida que fecha a participação na Liga e a temporada dos encarnados. Os números mostram uma águia intratável quando joga em casa, com 14 vitórias em 16 jogos. Só o F. C. Porto , que venceu, e o Sporting (empate) foram capazes de sair com pontos do inferno da Luz.
E olhando para os números do Santa Clara, cresce ainda mais a convicção de que o Benfica não deixará escapar um título que chegou a ser anunciado muito cedo e que, afinal, só se irá decidir mesmo sobre a linha de chegada.
Os açorianos vão entrar no relvado já com o destino traçado - estão condenados à descida à Liga 2! - e cientes de que, em princípio, só poderão deixar o último lugar em caso de vitória, o que parece inverosímil, mesmo que a história mostre que já o conseguiram uma vez (4-3, em 2019/2020). De facto, basta olhar para o comportamento do Santa Clara nos jogos fora neste campeonato, em que registam 13 derrotas, dois empates e somente uma vitória (1-0 em Vizela), conseguida a 23 de outubro de 2022.