Muito perto de conquistar o título nacional, pela primeira vez em quatro temporadas, o Estádio da Luz prepara-se para receber, no sábado, uma enchente de adeptos. Ninguém quer perder o embate com o Santa Clara e alguns não se importam de pagar uma pequena fortuna para estarem presentes.
Corpo do artigo
No site "Viagogo", alguns bilhetes foram vendidos, esta quarta-feira, por 277 euros - o preço normal máximo é de 75 euros - e há outros que estão a ser comercializados até 600 euros (bancada central). Esta quinta-feira, os sócios têm a última oportunidade de garantir ingressos: segundo informação do clube, divulgada esta noite, cerca de 200 bilhetes vão ser vendidos exclusivamente por via online, a partir das 10 horas. A luta (virtual) será acesa pelas derradeiras entradas.
Há dois dias, centenas de pessoas passaram a noite junto às bilheteiras, entre o frio e chuva, mas nem todos conseguiram os almejados bilhetes dada a elevadíssima procura. A Luz tem capacidade para 65 mil lugares sentados.
As bancadas vão estar, assim, repletas com simpatizantes provenientes dos quatro cantos do Mundo, principalmente do centro da Europa. Ouvido pelo JN, Albano Figueiredo, presidente da Casa do Benfica de Bruxelas, garantiu que cerca de 30 pessoas viajam, neste fim de semana, para "verem o 38.º em Lisboa". "Apesar de viverem na Bélgica, são pessoas que têm Red Pass. Quem não tiver, nem vale a pena irem porque não vai haver bilhetes. Impossível", fez notar.
Nas últimas semanas, os nossos jogos provocaram muito sofrimento e queremos finalmente ser campeões
Mesmo à distância, há promessa de festa, na Casa de Bruxelas. "Se ganharmos o título, vai haver uma caravana de carros na cidade no fim do jogo. É uma das nossas maneiras de festejar. Nas últimas semanas, os nossos jogos provocaram muito sofrimento e queremos finalmente ser campeões, há muita ansiedade".
Os benfiquistas que não saem de Bruxelas podem ver o jogo no local, entre pratos tipicamente portugueses, como carne de porco à alentejana e pataniscas de bacalhau.
Festa pela noite dentro
Já Tiago Almeida, da Casa do Benfica de Genebra, confirmou também a deslocação de alguns adeptos a Portugal: "Pelo menos, 15 vão. Todos eles têm lugares anuais e vão por essa razão. O Benfica não costuma enviar bilhetes para jogos do campeonato, só algumas vezes para os da Liga dos Campeões".
Com uma jornada por disputar e dois pontos de vantagem sobre o F.C. Porto, o segundo classificado, Tiago Almeida antecipa festejos durante toda a noite: "Metade dos habitantes de Genebra são portugueses e os benfiquistas vão naturalmente festejar. Prognóstico? Vamos golear o Santa Clara".
Autoridades prontas para a festa a Sul ou a Norte
A Câmara Municipal de Lisboa tem a cargo a preparação da festa do Benfica, caso seja campeão. O epicentro será novamente na Praça Marquês de Pombal, onde será montado um perímetro de segurança e onde haverá revista aos adeptos.
Já a PSP do Porto está também atenta a possíveis festejos dos dragões, se ganharem o título, que decorrerão no estádio do Dragão e na Avenida dos Aliados. No caso do Benfica conquistar o título, a Rotunda da Boavista, palco habitual de festejos a Norte, terá presença policial.