O plantel de futebol do Benfica fez esta terça-feira o primeiro treino aberto no estágio de pré-época, perante a presença de cerca de um milhar de espectadores nas bancadas do Centro Desportivo de Colovray, em Nyon, Suíça.
Corpo do artigo
Foram muitos os emigrantes que quiseram assistir ao treino dos "encarnados", o terceiro e último do dia, depois de Jorge Jesus ter orientado duas sessões mais físicas na parte da manhã, uma às 8 horas (7 horas em Portugal continental) e outra às 11 horas.
No centro de treinos, mesmo ao lado da sede da UEFA, em Nyon, os emigrantes aplaudiram os jogadores, com o plantel a retribuir a saudação e no final, após uma hora e meia de sessão, a distribuir autógrafos e a tirar fotografias com os adeptos.
A excepção à "onda" de entusiasmo com a presença dos vice-campeões nacionais na Suíça, país com forte comunidade de emigrantes, surgiu num cartaz em que se podia ler: "Joguem à bola. Honrem a camisola. Joguem à Coentrão e mais vergonha".
Sem Coentrão, no dia em que foi anunciada a saída do jogador para o Real Madrid, Jorge Jesus contou apenas com um grupo de 29 futebolistas, porque Carlos Martins e Ruben Amorim ficaram em Genebra, a fazer trabalho específico de ginásio.
O uruguaio Rodrigo Mora, um dos reforços da temporada, também esteve condicionado, mas marcou presença no treino, embora com trabalho específico de corrida, enquanto os outros jogadores fizeram treino com bola.
Jorge Jesus deixou a parte mais física de lado, depois das cargas "dadas" na parte de manhã, e fez o plantel rodar com a bola, com cinco grupos de jogadores a fazerem "trocas e roubos" de bola.
No início do treino, o médio Ruben Pinto ainda assustou - ficando caído no relvado por alguns minutos -, após uma entrada mais intempestiva de Jara, mas recuperou e prosseguiu o treino com normalidade.
Já com os guarda-redes Júlio César, Roberto, Moreira e Artur à parte, em trabalho com o técnico Hugo Oliveira, Jorge Jesus dividiu o plantel numa peladinha sem equipas fixas e durante a qual Cardozo, Gaitan e Aimar fizeram os golos da sessão.
O argentino Pablo Aimar foi muito aplaudido durante o treino, sobretudo numa iniciativa individual pelo meio-campo, mostrando uma vez mais que é um dos jogadores mais acarinhados no actual plantel "encarnado".
Na quarta-feira, a equipa voltará a ter uma carga intensa de treino, com mais duas sessões de manhã, fechadas ao público e à imprensa, e uma na parte da tarde, todas no Centro Desportivo de Colovray.