O campeonato português irá ficar definido na última jornada, a disputar no próximo fim de semana. Apesar de nada estar fechado, o cenário é favorável ao Benfica. Em anos anteriores, houve outros casos de equipas que tiveram de esperar pelo último encontro para serem campeões. Recorde-os aqui.
Corpo do artigo
Ser campeão nacional envolve muita consistência, um pouco de sorte e, por vezes, paciência para esperar até à última jornada para levantar o tão desejado troféu. Na presente edição da Liga, o Benfica tem tudo para vencer o título - bastando bater o Santa Clara, na Luz, que já desceu de divisão, ou então empatar, desde que o F. C. Porto não ganhe por 11-0 ao V. Guimarães.
16398456
No passado, já houve vários casos de equipas que tiveram de aguardar pela última jornada para levantar o troféu. Nos últimos 15 anos, isso aconteceu por quatro vezes e, curiosamente, o Benfica está em três delas, estando assim habituado a lutar até ao fim para conquistar o objetivo.
O caso mais recente foi em 2018/19, sob o comando de Bruno Lage, que substituiu Rui Vitória a meio da temporada e conseguiu uma ultrapassagem impressionante ao F. C. Porto. À entrada para a última jornada, os encarnados tinham mais dois pontos (84) que o F. C. Porto (82). As águias também receberam o Santa Clara no jogo decisivo, em que ganharam por 4-1 para se sagrarem campeões nacionais.
Em 2015/16, sob a orientação de Rui Vitória, o Benfica sagrou-se tricampeão nacional na última jornada. Os encarnados tinham apenas mais dois pontos (85) que o Sporting, antes do último encontro da Liga, e golearam o Nacional, na Luz, para conquistarem o troféu pelo terceiro ano consecutivo.
O ano 2012/13 foi inesquecível para os adeptos portistas. A dois jogos do fim, o Benfica liderava o campeonato com mais dois pontos que o rival azul e branco e tudo parecia bem encaminhado para o título. Porém, houve um Clássico na penúltima jornada, no Dragão. Bastava o empate para o Benfica se manter na liderança, mas Kelvin marcou um golo histórico aos 90+2 para dar a liderança ao F. C. Porto. Na última jornada, os dragões foram campeões em Paços de Ferreira, ao baterem os castores por 2-0.
Por fim, nesta análise aos 15 campeonatos transatos, surge a terceira conquista do título por parte do Benfica na última jornada. Em 2009/10, na penúltima partida, o Benfica foi derrotado pelo F. C. Porto, no Dragão, por 3-1, e permitiu que o Braga reduzisse a distância para o primeiro lugar para apenas três pontos. Assim, os encarnados deixaram a decisão do título para a última jornada, onde bateram o Rio Ave por 2-1, para celebrar na Luz o 32º campeonato.