A Académica, detentora da Taça de Portugal, vai receber, nos quartos-de-final da prova, o vencedor do jogo Benfica-Aves, jogo em atraso dos "oitavos" da competição. Em Guimarães, há dérbi minhoto, com a visita do Braga.
Corpo do artigo
Em perspetiva, três jogos, em quatro, entre clubes da primeira liga. Se não houver festa da Taça na Luz, a 2 de janeiro, quando está aprazado o Benfica-Aves, dos oitavos-de-final, a Académica terá os encarnados no caminho da revalidação do título, no jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal.
O sorteio, realizado esta terça-feira de manhã, ditou, ainda, dois encontros entre equipas da primeira liga: Paços de Ferreira-Gil Vicente e Guimarães-Braga, um sempre apetecível dérbi à moda do Minho.
Rui Casaca, representante dos bracaranses, vaticinou uma deslocação difícil, mas "aliciante", a Guimarães. "São duas equipas com bom futebol e que proporcionam bons espetáculos. Queremos tentar passar", disse. Já o responsável vitoriano, Bernardino Pina, salientou que os dérbis minhotos "têm resultados incertos", porém, ressalvou "a esperança de passar à eliminatória seguinte".
No outro jogo dos quartos, o Arouca vai receber o Belenenses, num confronto entre equipas da segunda liga. Os jogos estão marcados para 16 de janeiro de 2013.
Foi também sorteado o emparelhamento para as meias-finais, que alinha o vencedor do encontro entre Paços e Gil com o vencedor do Académica-Benfica/Aves; na outra meia-final vão defrontar-se os vencedores dos jogos entre Guimarães-Braga e Arouca-Belenenses.
Os jogos das meias-finais disputam-se a duas mãos, a 30 de janeiro e 17 de abril.
Sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal:
Jogo 1: Guimarães-Braga
Jogo 2: Arouca-Belenenses
Jogo 3: Paços de Ferreira-Gil Vicente
Jogo 4: Académica-Benfica/Aves.
Sorteio das meias-finais da Taça de Portugal:
Vencedor Jogo 1 - Vencedor Jogo 2.
Vencedor Jogo 4 - Vencedor Jogo 3.