Com 12 golos e 17 assistências nesta temporada, Rafa é baixa de peso para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, que se realiza na quarta-feira à noite, em Anfield Road.
Corpo do artigo
Ao que o JN apurou, o extremo benfiquista sentiu um desconforto muscular mas é, à partida, considerado recuperável para o dérbi de domingo, frente ao Sporting, em Alvalade (20.30 horas, Sport TV1). Isso não invalida, contudo, que venha a ser reavaliado nos próximos dias. Hoje não participou no último treino no Seixal e acabou por nem seguir viagem.
Em Inglaterra, a ausência do jogador será particularmente sentida pelos encarnados, que têm pela frente a espinhosa missão de tentar anular a desvantagem (1-3) da primeira mão. Na Luz, o internacional português não marcou, mas assistiu Darwin no único golo marcado ao Liverpool e foi uma seta apontada à baliza inglesa. Hoje, sem Rafa, o jogador com mais assistências no plantel encarnado e o segundo melhor marcador, a equipa perde vertigem e capacidade de furar a defesa. Diogo Gonçalves é apontado como o provável substituto.
No histórico com equipas inglesas, o Benfica nunca marcou fora mais de dois golos na Liga dos Campeões, sendo que, esta noite, precisa pelo menos de igualar esse melhor registo para sonhar com a passagem às meias-finais.
Mas curiosamente nos 18 jogos realizados em Inglaterra, só por três vezes não marcou: sucedeu diante do Manchester United (0-2), em 2017, na fase de grupos da Champions; ante o Liverpool (0-1), em 1984, e com o Derby County (0-3), em 1972, partidas disputadas sob a égide da antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus.
A seu favor tem igualmente o facto de ter sempre marcado desde que Nélson Veríssimo assumiu o banco das águias, no final de dezembro. O prémio de passagem às meias-finais é de 12,5 milhões de euros, a que pode juntar ao valor já amealhado na atual edição: 65,3 milhões. É o montante mais alto arrecadado pelos encarnados na prova milionária.
Aposta forte
Apesar do dérbi com o Sporting estar à porta, o treinador não deve fazer poupanças. No último sábado, com a Belenenses SAD, deixou de fora várias peças chave, casos de Gilberto, Grimaldo e Weigl, além de Vertonghen, que cumpriu castigo, futebolistas que hoje vão ser apostas na equipa. Darwin, que marca há três jogos consecutivos, fará dupla com Gonçalo Ramos e será uma das estrelas a merecer atenção, porque está a atravessar um grande momento de forma e tem mercado em Inglaterra.