Técnico atinge número redondo à frente da equipa bracarense no início do play-off da Liga Europa com o Sheriff. Sucesso e frustração nas eliminatórias anteriores a duas mãos.
Corpo do artigo
Afastados do apuramento direto devido ao segundo lugar no Grupo F, os bracarenses começam a disputar esta quinta-feira, na Moldávia, frente ao Sheriff, o play-off de acesso aos oitavos de final, à procura de ganhar vantagem frente ao campeão moldavo, na mira de seguir em frente. "Vamos tentar vencer. Mas pensar em resolver já a eliminatória é retirar valor e mérito ao adversário, que fez sete pontos na Champions. Acredito que tudo ficará decidido apenas em Braga e com o apoio dos nossos adeptos", disse Carlos Carvalhal na antevisão.
Para o técnico do Braga, o efeito surpresa do Sheriff, que entre outros feitos venceu no reduto do Real Madrid, já desapareceu. "Está há dois meses sem competir, devido à pausa de inverno, e fez algumas alterações. Temos um conhecimento razoável da equipa e sabemos que será um adversário difícil", projetou, a respeito.
Sem Galeno, que marcou 50% dos golos da equipa na UEFA nesta época e que foi transferido para o F. C. Porto, o Braga terá de encontrar soluções para colmatar a saída do brasileiro. "Rei morto, rei posto! O Moura está apto a jogar, o Buta também pode fazê-lo e o Rodrigo Gomes, que fez um jogo muito bom com o Paços de Ferreira, é outra opção", frisou.
O jogo tem a particularidade de ser o centésimo de Carlos Carvalhal à frente do Braga, caminhada encetada em 2006/07, então com apenas 13 jogos, e que prosseguiu na época passada (52) e na atual (34 até ao momento).
Em termos de eliminatórias a duas mãos, enfrenta o terceiro duelo como técnico do clube minhoto. Na época passada, nos 16 avos de final da Liga Europa, o treinador perdeu os dois jogos com a Roma (0-2 na "pedreira" e 1-3 em Itália) e foi eliminado. Pela mesma altura, na meia-final da Taça de Portugal, frente ao F. C. Porto, viu o Braga empatar em casa (1-1) e depois vencer no Dragão (3-2), apurando-se para a final que depois venceria, contra o Benfica.