
Braga joga esta quinta-feira no estádio do Sheriff, na Moldávia
DR
Arsenalistas estão na segunda prova europeia de clubes, mas só por uma vez não enfrentaram equipas que venceram as respetivas ligas. Depois do Estrela Vermelha (Sérvia) e do Ludogorets (Bulgária), segue-se o titular da liga moldava
Vencedor da Taça de Portugal na temporada passada e como tal teve acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, o Sporting de Braga prepara-se para enfrentar, nesta época, o terceiro campeão nacional na segunda prova europeia de clubes.
A equipa de Carlos Carvalhal, que nesta quinta-feira (17.45 horas, SportTV1), defronta o Sheriff, em Tiraspol, no jogo da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, já defrontou na fase de grupos da competição o Estrela Vermelha (campeão sérvio) e o Ludogorets (titular da liga da Bulgária). A exceção foi o Midtjylland, vice-campeão da Dinamarca.
As ligas de cada país têm um peso muito diferente, em especial as que integram as chamadas "big five" (Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e França), mas nem por isso os números deixam de ser curiosos. No universo da participação das equipas portuguesas nas competições europeias de 2021/22, os três grandes não tiveram pela frente mais campeões do que o Sporting de Braga. Por exemplo, o Sporting, que nesta semana defrontou o Manchester City, campeão da Inglaterra, também já vai no terceiro campeão, após ter jogado com Ajax (Países Baixos) e Besiktas (Turquia). A exceção foi o Borussia de Dormund, que não é o campeão alemão.
Também o Benfica se prepara para defrontar o terceiro campeão diferente, no caso o Ajax, que já jogou com o Sporting. As águias já jogaram com os campeões da Ucrânia (Dínamo Kiev) e da Alemanha (Bayern Munique), ao contrário de Spartak Moscovo (Rússia), PSV Eindhoven (Países Baixos) e Barcelona (Espanha), que não se sagraram campeões dos respetivos países.
No caso do F.C. Porto, só jogou até ao momento com um campeão, concretamente de Espanha, o Atlético de Madrid. AC Milan (Itália) e Liverpool (Inglaterra) não venceram as ligas dos respetivos países, tal como a Lazio (Itália), com quem os dragões jogam o play-off da Liga Europa.
De igual modo presentes nas competições europeias de 2021/22, mas sem terem alcançado a fase de grupos da nova Liga Conferência, o Paços de Ferreira e o Santa Clara também não tiveram pela frente equipas campeões nacionais. No caso dos castores, defrontaram o Larne (Irlanda do Norte) e o Tottenham (Inglaterra). Já no que diz respeito aos açorianos jogaram com Partizan (Sérvia), Olimpija Ljubljana (Eslovénia) e Shkupi 1927 (Macedónia do Norte).
