Se não serviram para garantir desde já o acesso ao Jamor, os jogos da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal tiveram o condão de aumentar a temperatura do F. C. Porto-Benfica.
Corpo do artigo
Furiosos com a arbitragem de João Pinheiro e do VAR, Carlos Xistra, no empate de anteontem em Viseu, os portistas dispararam na newsletter "Dragões Diário", mas as águias reagiram na publicação "News Benfica", crispando o ambiente em redor de um jogo que é decisivo para o F. C. Porto, não tanto para o Benfica, em função dos sete pontos que separam os dois rivais, com vantagem dos lisboetas.
"A quatro dias de um clássico, a arbitragem portuguesa viveu uma noite negra [...] e o facto de os erros terem sido cometidos por figuras com um histórico recente muito negativo [...] só contamina ainda mais a já precária credibilidade das competições nacionais", dizem os dragões, que se queixam de um penálti por assinalar sobre Corona em Viseu e de um vermelho poupado pelo árbitro Hugo Miguel e pelo VAR, Bruno Esteves, a Gabriel no jogo do Benfica com o Famalicão.
Caso tivesse sido expulso, o médio brasileiro, autor do golo da vitória benfiquista no último minuto, ficaria afastado do grande duelo da próxima jornada do campeonato. "Em vésperas de clássico, lá regressam em força as pressões, ameaças e coação sobre tudo e todos, em especial sobre as equipas de arbitragem. Só falta mesmo uma nova invasão do centro de treinos de árbitros", reagiu o Benfica.
À noite, no Porto Canal, pela voz do diretor de Comunicação, Francisco J. Marques, os dragões reforçaram as críticas: "O padrão das arbitragens de João Pinheiro é fácil de identificar. O que se passa no futebol português é uma vigarice".
sem comentários
Ao que o JN apurou, nenhum dos árbitros ou VAR dos dois jogos irá para a "jarra". Na época passada, o Conselho de Arbitragem (CA) chegou a suspender vários árbitros da função de VAR, devido a "erros grosseiros", mas essa medida punitiva deixou de se verificar na atual temporada. Sobre as atuações de João Pinheiro, Xistra, Hugo Miguel ou Bruno Esteves, o CA recusou fazer qualquer comentário.
Sabia que
O F. C. Porto não vence o Benfica, no Dragão desde 20 de setembro de 2015?
Nessa partida, da quinta ronda do campeonato de 2015/16, os dragões, sob a orientação de Julen Lopetegui, ganharam com um golo de André André, aos 86 minutos. Desde aí, houve dois empates e uma vitória das águias, esta na última temporada.