Autarquia portuense reserva 100 mil euros para patrocinar desportistas de elevado potencial.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal do Porto vai lançar um programa de apoio a atletas de alto rendimento e de elevado potencial desportivo, para o qual, e segundo apurou o JN, a autarquia presidida por Rui Moreira disponibilizará 100 mil euros.
O plano de patrocínio, refere Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude da edilidade portuense, visa "valorizar desempenhos" de desportistas que "projetam o nome" da cidade e do próprio país, através de diversas conquistas.
Deste modo, o Município pretende "proporcionar condições para a evolução" dos atletas, contribuindo para a participação em grandes provas e campeonatos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
O projeto, desenvolvido pela empresa municipal Ágora e elaborado de acordo com a atual Lei de Bases da Atividade Física do Desporto, destina-se a atletas naturais ou residentes no concelho do Porto, não profissionais, que pratiquem uma modalidade desportiva federada e participem em competições ao mais alto nível desportivo, através de apuramento individual.
O período de candidaturas decorre até final de janeiro de 2023. Na apreciação serão tidos em conta fatores como o historial desportivo do atleta, a capacidade para obter apoios para o respetivo projeto desportivo e a qualidade das atividades propostas. O patrocínio terá uma periodicidade anual.
Paralelamente, o Município tem adotado medidas concretas que visam o acesso de pessoas com deficiência à prática desportiva e ao desporto, incluindo a vertente de alta competição.