"Se é pobre nem mande mensagem", proclama um dos 69 mil membros do grupo da rede social Facebook "Compra e Venda de Bilhetes", ao pedir 120 euros por um ingresso para o decisivo Portugal-Macedónia do Norte de amanhã (19.45 horas, RTP1), no Estádio do Dragão, no Porto.
Corpo do artigo
Com a lotação do recinto (48 mil pessoas) esgotada desde sexta-feira, dia em que os bilhetes foram colocados à venda, disparou a especulação no mercado negro. As movimentações na "candonga" estão a inflacionar consideravelmente o custo dos bilhetes, em alguns casos 20 vezes mais, chegando aos 200 euros, quando foram vendidos entre os 10 e os 15.
No referido grupo público de Facebook são bem mais os membros que disponibilizam bilhetes do que os que mostram interesse em os comprar, mesmo conscientes de que têm de subir a parada, em relação ao valor legal. Apesar de o concerto do colombiano Maluma, no próximo sábado, no Altice Arena, em Lisboa, também suscitar interesse especulativo, por estes dias é o jogo de Portugal que domina as postagens. "Posso pagar mais um pouco do preço de venda, mas exageros, nem vale a pena", avisa um dos interessados.
Quem publicita a venda tem o cuidado de pedir respostas só através de mensagens privadas. O preço varia, mas é sempre superior ao real. Há também quem entre no negócio com imaginação, como é o caso de uma vendedora que pede 65 euros por cada bilhete e frisa que o valor inclui um kit de apoio à seleção, com cachecol e chapéu.
Nos comentários às publicações, não falta quem alerte para os sinais de burla, mas nem assim o ritmo de interessados abranda.
Participações à ASAE
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) participou à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a venda irregular de bilhetes para o Portugal-Macedónia do Norte. O organismo "recebeu várias denúncias de revenda de bilhetes e inclusivamente de burla, tendo reportado imediatamente às autoridades competentes".
"Nas denúncias detetadas há situações em que bilhetes adquiridos pelo valor nominal estão a ser revendidos por valores superiores, mas também há casos de burla em que são colocados à venda bilhetes que nem sequer existem", indicou a FPF.
Pormenores
Pepe recupera de infeção e é opção no jogo
Pepe integrou no domingo, pela primeira vez, o treino de Portugal, após recuperar da infeção do novo coronavírus e poderá ser opção amanhã, com a Macedónia do Norte. O central do F. C. Porto esteve desde o início da semana em isolamento e sem poder treinar-se, tendo falhado o desafio com a Turquia, mas já integrou o treino no relvado do Bessa, no Porto. Foi a primeira vez que o selecionador Fernando Santos teve à disposição os 26 convocados. João Cancelo, que cumpriu castigo com os turcos, também pode ir a jogo.
Bernardo acha que vai correr bem
Bernardo Silva encara com otimismo o jogo de amanhã, mas admite algum desconhecimento sobre o adversário: "Não sabemos bem o que esperar. É irmos para jogo e remar para o mesmo lado. Certamente, as coisas vão correr bem", disse o jogador do City.
Árbitro inglês dirige encontro
O Portugal-Macedónia do Norte será dirigido pelo árbitro inglês Anthony Taylor, anunciou a UEFA. O experiente juiz, de 43 anos, que é internacional desde 2013, será assistido pelos compatriotas Gary Beswick e Adam Nunn. O também inglês Chris Kavanagh será o VAR.