Clube vianense foi formado há menos de três décadas mas tem cativado jovens da região contando atualmente com 200 atletas.
Corpo do artigo
Desde a fundação, há 27 anos, o Clube de Basquete de Viana (CBV) tem se transformado numa referência da modalidade em Viana do Castelo, e também na região do Alto Minho, acolhendo atualmente mais de 200 atletas, masculinos e femininos, em todos os escalões. Com uma filosofia centrada na formação, o clube, que começou com apenas 20 jogadoras no feminino, destaca-se não apenas pelos resultados desportivos, mas, sobretudo, pelo desenvolvimento pessoal dos atletas, mesmo debatendo-se com o grande obstáculo de não ter um pavilhão próprio, sendo forçado a dividir a atividade por vários espaços da cidade.
“Como todos os clubes temos as nossas dificuldades, mas o problema número um é a falta de pavilhões para respondermos a tanta procura. A Câmara Municipal, e também os patrocinadores, têm ajudado muito, mas sabemos que é uma situação difícil de resolver”, disse, ao JN, Vítor Viana, presidente do clube e um dos fundadores da instituição. Ainda assim, o dirigente garante que o CBV terá sempre a porta aberta para quem quiser praticar basquetebol em Viana do Castelo e na região. “Essa é nossa missão social, não vamos recusar ninguém. Mesmo quem tiver dificuldades económicas, e não puder pagar a mensalidade, encontraremos sempre uma solução”, garantiu.