A estância turística da Penha, em Guimarães, recebe este sábado e no domingo a VI edição do Festival Penha Clássicos, uma iniciativa do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, em parceria com a Irmandade da Penha. O evento, inserido na programação "O Verão é na Penha", vai reunir mais de 200 carros clássicos no terreiro do santuário da Penha e por todo o espaço adjacente.
Corpo do artigo
Os carros que vão estar em exposição são provenientes de clubes automóveis do Porto, Santo Tirso, Fafe, Cabeceiras de Basto, entre outros. Para além de modelos raros e relíquias de coleção dos primeiros anos da indústria automóvel, vão estar expostos também carros de competição.
Clássico português
Na edição deste ano, a Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, um expositor habitual neste certame, vai proporcionar passeios num clássico UMM do Exército Português, com o equipamento típico da Polícia do Exército. Este modelo, além de fazer parte da História militar nacional, uma vez que equipou as forças armadas durante muitos anos, também é uma recordação do que foi a indústria automóvel nacional.
Foto: Rui Dias
O UMM foi produzido pela União Metalo-Mecânica, entre o final da década de 70 e 2006. As carroçarias eram fabricadas em Mem Martins, a montagem e a pintura eram feitas em Setúbal. Na década de 80, os UMM participaram em várias edições do mítico rali Paris-Dakar. Em 1982, três viaturas apresentaram-se à partida na capital francesa e três chegaram à meta em Dakar, em 1983, idêntica façanha, mas com quatro carros e, em 1984, o feito foi repetido, desta vez com cinco UMM"s.