O funeral do internacional português Diogo Jota e de André Silva, os irmãos que perderam a vida num trágico acidente de carro, na quinta-feira de madrugada, realizou-se este sábado na Igreja Matriz de Gondomar, em São Cosme, onde várias centenas de pessoas prestaram uma última homenagem.
Corpo do artigo
Presente na cerimónia, o selecionador nacional, Roberto Martínez, falou aos jornalistas, para transmitir uma mensagem de "união num momento difícil" e dar conta de que a equipa das quinas recebeu, ao longo dos últimos dias, inúmeras mensagens de condolências. "Somos Portugal, somos família", assinalou.
Várias centenas de pessoas, entre anónimos e personalidades conhecidas do mundo do futebol, estiveram presentes, este sábado, nas cerimónias fúnebres, de Diogo Jota e André Silva, em São Cosme, Gondomar. Os dois irmãos morreram, na madrugada de quinta-feira, num trágico acidente de carro em Espanha. Fotogrreportagem para ver aqui.
Uma hora depois do início da cerimónia fúnebre, terminou a missa de corpo presente na Igreja Matriz de Gondomar, onde centenas de pessoas aplaudiram a família à passagem das urnas, antes de os corpos serem trasladado para o cemitério, nas proximidades da igreja, onde haverá uma cerimónia privada.
Várias dezenas de jornalistas de todo o mundo estão a acompanhar as cerimónias fúnebres de Diogo Jota e André Silva em frente à Igreja Matriz de Gondomar, onde o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, está a celebrar a eucaristia.
À saída do cortejo fúnebre, a família de Diogo Jota e André Silva foi aplaudida, com respeito e contenção, pela multidão que acompanha o momento atrás de perímetro estabelecido pela PSP. As urnas seguem para a Igreja Matriz de Gondomar.
À mesma hora em que várias centenas de pessoas acompanham a eucaristia da cerimónia fúnebre de Diogo Jota e André Silva junto à Igreja de Gondomar, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, dezenas de adeptos do Liverpool prestam tributo ao atleta português junto a um memorial onde se acumulam flores e cachecóis do emblema inglês.
Além do plantel do Liverpool e dos companheiros da seleção nacional, marcaram presença, esta manhã, vários antigos jogadores, dirigentes, treinadores e a ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes.
Bernardo Silva, companheiro de Diogo Jota na seleção e na Premier League, que ontem já tinha estado no velório do jogador e do irmão, André Silva, voltou, esta manhã, à capela da Ressurreição, em Gondomar. À chegada ao local, trazendo nas mãos uma coroa de rosas brancas, Bernardo foi aplaudido pela multidão de centenas de pessoas que aguarda, em silêncio e com respeito, atrás das grades de seguranças montadas pela PSP, junto à capela e à igreja para onde os corpos dos atletas serão trasladados em cortejo fúnebre.
Além de Bernardo Silva, também Rúben Dias, Bruno Fernandes, João Mountinho, Fabinho, João Félix, Thiago Alcântara e o empresário Jorge Mendes chegaram à capela. É também o caso de João Cancelo e Rúben Neves, que ontem estavam no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.
Nas imediações da capela e na praça da Igreja Matriz de Gondomar, vão-se acumulando silenciosamente dezenas de pessoas anónimas para prestarem uma última homenagem aos dois irmãos falecidos, Diogo Jota e André Silva.
Roberto Martínez, que na quinta-feira gravou um vídeo emotivo sobre a perda de Diogo Jota, "um dos heróis" de Portugal, chegou há alguns instantes à Capela da Ressureição, em São Cosme, Gondomar, onde a família e os amigos já se encontram, antes do funeral. Nas imediações da capela, vão-se acumulando silenciosamente dezenas de pessoas anónimas para prestarem uma última homenagem aos dois irmãos falecidos.
Fernando Santos, ex-selecionador nacional, chegou há instantes à capela para prestar tributo a Diogo Jota, com quem trabalhou no plantel das quinas, e ao irmão, André Silva.
Enquanto tocavam o célebre tema "Live Forever" ("Viver para sempre"), os irmãos Gallagher, da banda britânica Oasis, que este ano voltaram a juntar-se, homenagearam Diogo Jota, na sexta-feira à noite, num concerto em Cardiff, no País de Gales. Mostrando que a empatia pela dor e pelo sofrimento alheios não olham a cores clubísticas, os assumidos adeptos do Manchester City exibiram o número 20 do Liverpool num ecrã gigante em palco.
A Capela da Ressureição, perto da Igreja Matriz de Gondomar, em São Cosme, recebeu, durante o dia de sexta-feira, milhares de pessoas, entre anónimos e várias figuras conhecidas do mundo do futebol. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa também marcaram presença no velório, que continuará esta manhã até às 10 horas, quando se iniciará o cortejo fúnebre até à igreja.
Família, amigos, adeptos e conhecidos vão hoje prestar a última homenagem a Diogo Jota e André Silva, os dois irmãos jogadores de futebol falecidos na quinta-feira, num acidente de carro em Zamora, Espanha. A cerimónia, que começará às 10 horas, será presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, na Igreja Matriz de Gondomar, de onde os atletas eram naturais.