A Gala Benfica 2012, que assinala o 108.º aniversário do clube da Luz, distinguiu esta terça-feira o antigo futebolista Chalana com o prémio carreira dos Galardões Cosme Damião e Pablo Aimar como futebolista do ano.
Corpo do artigo
"É uma honra e orgulho receber este prémio dado pelo Sport Lisboa e Benfica. Muito obrigado ao primeiro treinador, o Sr. Ângelo Correia, ao presidente Luís Filipe Vieira e à minha família e a todos os benfiquistas que estiveram presentes", disse Chalana, que representou os "encarnados", enquanto jogador, nas épocas 1974/75 até 1983/84 e 1987/88 até 1989/90.
Mário Wilson e o antigo presidente Borges Coutinho, já falecido, foram os outros homenageados da noite.
Da lista de premiados com os Galardões Cosme Damião, que premeiam os benfiquistas que mais se destacaram, fazem parte o argentino Pablo Aimar, eleito futebolista do ano, o técnico da equipa de hóquei em patins, Luís Sénica, votado para melhor treinador, o hoquista Luís Viana, premiado com o título de atleta de alta competição, e o especialista do salto em comprimento Marco Chuva, apontado como atleta revelação.
Os restantes galardões premiaram a secção de Atletismo (Modalidades), a equipa de Formação do Atletismo - Masculinos e Femininos (Formação), o Ecocentro do Benfica (Inovação), a iniciativa "Um milhão de adeptos no Facebook" (Projeto) e a Casa do Benfica da Charneca da Caparica (Casa do Benfica).
A escolha dos melhores do ano coube exclusivamente aos sócios, que selecionaram os vencedores premiados na gala do Coliseu dos Recreios através de votação no sítio oficial do Benfica