Cinco golos marcados por futebolistas portugueses figuram de uma lista de 60 escolhidos pela UEFA para assinalar o seu 60.º aniversário, da qual sairão os 10 melhores marcados nas competições organizadas pelo organismo.
Corpo do artigo
O terceiro mais votado até ao momento é mesmo o golo marcado ao F.C. Porto pelo avançado internacional português Cristiano Ronaldo, a 15 de abril de 2009, que proporcionou a vitória por 1-0 do Manchester United no Estádio do Dragão, em jogo da Liga dos Campeões.
Os outros quatro "representantes" portugueses são os médios Luís Figo, Rui Costa e Maniche, todos já retirados, e o avançado Hugo Almeida, não figurando qualquer golo de Eusébio na lista submetida a votação dos utilizadores do sítio oficial da UEFA na Internet.
O tento de Figo foi marcado a 12 de junho de 2000, à Inglaterra, em plena fase final do Europeu, lançando a seleção portuguesa para o triunfo por 3-2, enquanto o de Hugo Almeida foi o mais recente, apontado a 1 de novembro de 2005, pelo FC Porto, na derrota por 2-1 no estádio do Inter de Milão.
Rui Costa e Maniche faturam golos que impressionaram a UEFA durante o Euro2004, realizado em Portugal, sobre a Inglaterra (2-2, no Estádio da Luz, a 24 de junho) e a Holanda (vitória por 2-1, no estádio José Alvalade, a 30 de junho), respetivamente.
O golo mais votado até ao momento foi concretizado pelo italiano Pietro Anastasi a 10 de junho de 1968, na vitória por 2-0 da Itália sobre a Jugoslávia, no jogo de repetição da final do Campeonato da Europa.
Os utilizadores do sítio do organismo que rege o futebol europeu podem votar entre 15 de junho e 25 de novembro de 2014 e a lista dos 10 melhores golos será divulgada a 1 de dezembro.