A publicação de Pepe, com palhaços e um circo, não se destinava à equipa de arbitragem mas sim a alguns analistas televisivos. O capitão dos dragões poderá ser alvo de uma queixa das instâncias ligadas à arbitragem por causa desta imagem, que ainda não foi analisada pela APAF.
Corpo do artigo
Após o apito final do clássico entre o Benfica e o F. C. Porto, os dragões mostraram-se bastantes insatisfeitos com algumas decisões tomadas por João Pinheiro, árbitro principal, e Artur Soares Dias, no VAR. Esta insatisfação quanto à arbitragem motivou algumas reações, de jogadores e ex-jogadores dos azuis e brancos, nas suas redes sociais. Pepe, central e capitão do F. C. Porto, na rede social X (antigo Twitter), publicou uma imagem com o rosto de cinco palhaços e uma tenda de circo, que poderá ser alvo de queixa das instâncias de arbitragem.
Em informação avançada pelo jornal "O Jogo", que confrontou a APAF com esta possibilidade, uma fonte da associação garantiu que o caso "ainda nem sequer foi analisado internamente, pelo que é prematuro assumir como uma certeza uma ação que o Conselho de Arbitragem, refira-se, também poderá tomar”.
Ao jornal supracitado, uma fonte ligada ao F. C. Porto avançou que a intenção do defesa central não foi visar a equipa de arbitragem, mas sim as análises que ouviu de alguns comentadores na televisão após o jogo. Por esse mesmo motivo, adiantou ainda a fonte, é que Pepe associou um “emoji” de uma câmara de filmar à imagem publicada. Este detalhe será sublinhado na defesa dos azuis e brancos em sede de inquérito, se o caso avançar até esse ponto.
O Benfica venceu o F. C. Porto, por 1-0, nesta sexta-feira, num jogo em que os dragões ficaram com menos um elemento, após expulsão de Fábio Cardoso, aos 19 minutos, com vermelho direto. Pepe, central de 40 anos, falhou o clássico por causa de um edema num dos gémeos e, a três dias do jogo com o Barcelona, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, ainda não é certa a sua recuperação.