Circuito Nacional de Vela em Águas Interiores faz a regata de estreia em Montargil
A Albufeira de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, vai ser o palco da primeira etapa do Circuito Nacional de Vela em Águas Interiores, nos dias 20 e 21 de setembro, um projeto pioneiro da Federação Portuguesa de Vela em colaboração com o Fórum Oceano e a Câmara Municipal de Ponte de Sor.
Corpo do artigo
Este evento, promovido pela Federação Portuguesa de Vela, marca o início de um novo ciclo da vela portuguesa, com um modelo competitivo que procura descentralizar a modalidade, aproximar a náutica das comunidades do interior e valorizar o papel das Estações Náuticas como polos de desenvolvimento desportivo, económico e turístico, com destaque nesta etapa para a Estação Náutica de Ponte de Sor.
Durante dois dias, Montargil vai receber alguns dos melhores velejadores nacionais, entre os quais Diogo Costa e Carolina João, que conquistaram o 5.º lugar na classe 470 nos Jogos Olímpicos de Paris, garantindo um diploma olímpico para Portugal.
O Centro Náutico da unidade hoteleira AP Lago Montargil vai ser a base do campeonato, numa competição que será disputada num formato dinâmico, com regatas curtas que asseguram uma elevada competitividade, entre fases de qualificação, eliminatórias e finais. As 18 tripulações inscritas estarão em rotação pelos 6 barcos da organização, num espetáculo desportivo acessível ao público a partir das margens da albufeira.
"A Federação Portuguesa de Vela, em colaboração com o Fórum Oceano e as Estações Náuticas, está a desenvolver um Plano de Desenvolvimento da Vela em Águas Interiores, que envolve as autarquias e as estações náuticas do interior, para que seja iniciada a prática da vela", referiu o presidente da FPV. Segundo António Barros, "uma outra vertente é levarmos competições a estes locais, e a criação deste Circuito, em conjunto com outras provas, nomeadamente de Vela Adaptada e de Escolas de Vela, são objetivos estratégicos para alargar a atividade no interior".
"Iniciarmos este novo Circuito Nacional de Vela em Águas Interiores em Montargil, com este magnífico plano de água e com uma estrutura de apoio de excelência às atividades náuticas, vai ser certamente uma grande promoção à vela e ao concelho de Ponte de Sor", concluiu.