A albufeira do Azibo e a serra de Bornes, no concelho de Macedo de Cavaleiros, serão palco, no próximo domingo, da terceira edição do Aziborne Extreme, um evento que alia os desportos náuticos e de aventura.
Corpo do artigo
Tratando-se de dois recursos naturais emblemáticos de Macedo de Cavaleiros, o município quer atrair atletas para uma prova desportiva sem paralelo em Portugal, reforçando o posicionamento do concelho como um dos que "mais condições apresenta para a prática de desportos náuticos e de aventura", indicou fonte da organização do Aziborne.
A prova conta com canoagem (seis quilómetros), ciclismo em bicicleta de todo-o-terreno (34 quilómetros), parapente (10 quilómetros) e corrida de montanha (12 quilómetros).
"Este é um evento no qual apostámos desde a primeira hora, porque potencia um segmento desportivo e turístico onde temos grandes vantagens competitivas na região. A serra de Bornes e a albufeira do Azibo são dois ativos naturais do concelho que são um verdadeiro tesouro", apontou o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.
A Albufeira do Azibo desfruta de condições únicas para a prática de desportos náuticos e, este verão, passou a dispôr de um centro náutico que tem como objetivo tornar-se num polo capaz de receber as seleções nacionais para estágios, estabelecendo-se como um local privilegiado para a formação de atletas.
A serra de Bornes é conhecida pelas condições excecionais para a prática de parapente e asa delta, dispondo de duas rampas de descolagem aptas a receber provas de cariz nacional e até internacional.