
Clássico empatado
Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
F. C. Porto e Benfica empataram 27-27 no Dragão Arena e mantêm-se juntos no topo da classificação, após a 11.ª jornada do campeonato nacional. Num clássico em que o ataque de ambas as equipas pouco produziu na primeira parte, a segunda metade trouxe bem mais emoção e incerteza até último segundo do duelo. Com este empate, ambos os emblemas somam 30 pontos, três acima do bicampeão Sporting, que conta com dois jogos a menos.
Corpo do artigo
Após cerca de 25 minutos de equilíbrio morno e muitos erros grosseiros dada alguma apreensão e nervosismo, as águias conseguiram adiantar-se no fim da etapa inicial, saindo para o intervalo a vencer por 10-12, com um golo de Ander Izquierdo no último segundo. Na segunda parte, os encarnados voltaram novamente mais fortes e atingiram uma vantagem de cinco golos (12-17) nos minutos iniciais.
Contudo, contra todas as expectativas, os dragões reergueram-se com a ajuda do público nas bancadas e operaram uma reviravolta impressionante. Impulsionados pelas defesas decisivas de Sebastian Abrahamsson e capitalizando a quebra de rendimento do adversário, os azuis e brancos anularam a desvantagem de cinco golos e chegaram a liderar por três (22-19), com um parcial de 8-0 que colocou o pavilhão em euforia.
Ainda assim, o Benfica não se rendeu. Nos minutos finais, aproveitando duas exclusões portistas e atuando em 7x6, os encarnados recuperaram terreno apesar de alguma gestão de tempo dos caseiros e, já nos últimos segundos, um livre de sete metros convertido por Miguel Sánchez Migallón fixou o empate a 27 golos. Mamadou Diocou do lado do F. C. Porto (oito golos) e Migallón (sete) do outro estiveram irrepreensíveis nos remates, enquanto Gustavo Capdeville e Sebastian Abrahamsson brilharam com defesas fundamentais nas respetivas balizas.
Nos restantes jogos da jornada, o ABC arrasou o Arsenal da Devesa em Braga (31-19) e o Gaia conquistou o primeiro triunfo perante o V. Guimarães. Por sua vez, o Póvoa derrotou o Avanca pela margem mínima (28-27), enquanto que o Belenenses e o Marítimo assinalaram mais um empate no dia (28-28).
O Sporting tem este domingo a oportunidade de igualar a pontuação dos rivais, se vencer na receção ao Águas Santas, marcada para as 18.30 horas.
