Clube de Judo do Porto fomenta os valores elementares do desporto: respeito e entreajuda.
Corpo do artigo
No tapete do Clube de Judo do Porto, incute-se nos mais jovens as regras como o respeito e a entreajuda sob a forma de uma arte marcial. "O judo tem a curiosidade, ao contrário de muitas outras modalidades, de ter sido criado para as crianças". É desta forma que Ana Andrade, treinadora dos mais jovens, aborda a questão, agarrando também o que se passa com as outras artes marciais. Existe um claro objetivo de "passar a mensagem aos pais de que isto não é apenas uma brincadeira, já que se pode retirar muito do judo, principalmente a nível pessoal", acrescenta Ana Andrade.
Mesmo num ambiente de treino, os princípios do respeito e entreajuda estão bastante presentes e tentam ser incutidos por atletas com mais anos de cinturão: "Mais importante do que saber deitar o oponente ao tapete, é saber dar-lhe a mão para ele se levantar em seguida", salienta a técnica, sob o olhar atento dos mais novos.
Todos os atletas que elevam o nome de Portugal aos lugares mais cimeiros dos pódios de Mundiais, Europeus e Jogos Olímpicos proporcionam também o primeiro contacto que muitas crianças têm com a modalidade, sendo que "os pequeninos se juntam aqui no clube por verem as referências na televisão".
Laços profundos
O capítulo seguinte de os convencer a ficar é algo relativamente fácil, já que pelas características inerentes ao judo "é rara a criança que venha experimentar e não fique logo por cá". Há uma simbiose de alegria e exigência que Ana Andrade gosta de criar para que se "criem laços mais profundos sem ser o de treinador-atleta".
Num presente marcado pela estabilidade, no Clube de Judo do Porto, os próximos passos passam pela aposta mais séria na fornada, na qual a jovem atleta do clube portuense vê potencial para atingir bons resultados "quer a nível nacional, quer, quiçá, a nível internacional também".
Por fim, Ana Andrade resume o Clube de Judo do Porto numa simples palavra: "Inesquecível". O ambiente de família que se "conseguiu criar ao longo dos anos deste clube perdura e faz com que todos sejam muito bem acolhidos". "Estamos cá com espírito de missão e preparados para fomentar o crescimento humano", remata.