Colégio de Gaia soma valores escolares à importância da prática desportiva. Fórmula tem rendido títulos
Corpo do artigo
Desde a década de 1970 que o Colégio de Gaia não só promove o bom desenvolvimento escolar como fomenta a prática desportiva. O andebol feminino surge, por isso, como um processo de crescimento humano das alunas desta instituição.
Os bons resultados verificados desde os primórdios torneios de desporto escolar, levou a equipa a apostar nas competições federadas uma vez que não tinham "adversários que os fizessem evoluir" no desporto. "Sentíamos necessidade de mais", afirma Jorge Tormenta, coordenador de andebol do Colégio de Gaia. Atualmente, contando com escalões bambis, minis, infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores, Tormenta não esconde como sendo o segredo para o sucesso "a progressão articulada entre todos os escalões".
A constante coesão à volta da responsabilidade de representar a instituição tem permitido, tanto às atletas como ao Colégio de Gaia, um grande historial de competições vencidas. A equipa sénior é a que tem dado mais cartas, tendo vencido o campeonato nacional e a Taça de Portugal esta temporada, contudo as atletas dos escalões de formação têm presenteado o clube com grandes feitos. A equipa juvenil é prova disso, tendo vencido competições em Malta nos anos de 2003/04, em Espanha em 2004/05 e na Hungria em 1994/95. Já a equipa júnior foi bicampeã nacional em 2015/16 e 2016/17 e campeã em 2007/2008 e 2004/05. Para além destes escalões, também as iniciadas e as infantis somam títulos e participações em torneios regionais e nacionais.
Um projeto escolar onde todos os feitos são valorizados mas que continua a considerar o desporto uma forma de "cultivar alguns valores que possam vir a ser importantes ao longo da vida destas atletas, como a partilha e o ser amigo do amigo" afirma Helena Soares, treinadora das juvenis, acrescentando "não há dúvida de que muitas destas miúdas saem daqui e levam esses valores com elas".
Num colégio onde se acredita que o sucesso passa por uma interligação entre todos os escalões, as atletas admitem que a evolução é fundamental para a contribuição das conquistas do clube. A técnica do escalão de juniores, Sheila Santos, explica qual é principal objetivo: "Evoluir ao máximo e tentar educar o melhor que sabemos e se possível ganhar". Foi precisamente com este pensamento que a treinadora conduziu as atletas à vitória no campeonato nacional desta categoria, contando com uma fase final realizada em Aveiro, nos passados dias 8, 9 e 10 de junho frente ao Alavarium de Aveiro, a Juve Lis e o Leça.
BI
Colégio de Gaia-Andef
Fundação: Colégio de Gaia
Sócios: não tem
Atletas na formação: 108
Palmarés: campeão nacional júnior (2004/05, 2007/08, 2015/16 e 2016/17; campeão nacional juvenil (1995/96, 2015/16 e 2016/17)
Treinos: de segunda a sexta-feira
Horários: das 17 horas às 20h
Mensalidade: não tem