Se contestou a arbitragem da primeira mão, o Braga espera um apito mais justo para o jogo desa noite, com o Besiktas (22.05 horas aqui em Istambul, menos duas no Bom Jesus). Pode ser que a presença de Pierlugi Colina lhe garante mais imparcialidade que no desafio da "pedreira". É que a estrela italiana da arbitragem estará no Estádio Inonu para observar o trabalho do húngaro Istvan Vad.
Corpo do artigo
Nas imediações do hotel onde está instalada e com o Estádio Inonu à vista, a equipa do Braga fez o habitual passeio higiénico, ao início desta tarde, antes do encontro que a oporá, esta noite, ao Bekitas, na segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa.
O formigueiro das praças, o trânsito caótico foram só uma amostra do ambiente frenético que espera a equipa portuguesa.
Porque é dia de jogo do Besiktas, milhares de cidadãos istambulitas acordaram de cachecol das Águias Negras. Todos com a inabalável certeza de que o Braga não terá a menor hipótese de dar a volta à derrota (0-2) da semana passada, no Minho. E aí uns 30 mil têm bilhete para o desafio, prometendo fazer do Estádio Inonu o habitual inferno para os jogadores das equipas visitantes. Nada que inquiete a equipa minhota...
"Já sabemos o que será ambiente, mas, quando entrarmos em campo, nem daremos por isso. Vamos concentrados para o jogo, com vontade de ganhar e de dar a volta ao marcador. Claro que será um jogo difícil, ainda para mais com dois golos de desvantagem, mas a história está cheia de exemplos de reviravoltas.
Vamos jogar para seguirmos para os quartos de final, afirma um dos capitães do Braga, o médio Custódio. E se Leonardo Jardim mantém, como disse após o jogo da primeira mão, que o Braga tem "10% de hipóteses de apuramento", o técnico do Braga também não abdica da eliminatória. "Ao longo do jogo, tudo faremos para aumentar as nossas possibilidades", diz o treinador, que, além do valor do adversário, terá de arranjar soluções para vários problemas na equipa.
Três habituais titulares do Braga não poderão jogar: o defesa Ewerton e o médio Mossoró estão lesionados e ficaram no Minho; o avançado Hélder Barbosa, melhor marcador da equipa na Liga Europa, com quatro golos, foi suspenso no jogo da primeira mão e está suspenso. Nuno André Coelho, Ruben Amorim e Paulo César parecem ser as opções imediatas.
À falta de Barbosa, as maiores esperanças minhotas recaem no inevitável Lima, melhor marcador da equipa nesta época, com 18 golos. O avançado brasileiro, que está a um remate de se tornar no melhor marcador do clube nas competições da UEFA, também acredita que é possível chegar aos quartos de final. "Quero marcar e fazer história no clube, mas o importante, seja quem for que marque os golos, é que o Braga siga em frente", diz o atacante paraense de 28 anos.
E porque, aqui como aí em Portugal, na bola não há patriotismo, o Braga terá mais apoio do que o dos oitenta adeptos que viajaram do Minho. Numa rara comunhão, os adeptos do Fenerbahce e do Galatasaray criarão uma corrente telepática pelos portugueses e contra os nossos patrícios Manuel Fernandes, Ricardo Quaresma, Simão e Hugo Almeida, as maiores estrelas do Besiktas.