O canal espanhol "Cadena Ser" avançou, este domingo, que o Comité Olímpico Internacional (COI) está a horas de anunciar o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia do novo coronavírus.
Corpo do artigo
Segundo este órgão de comunicação social o COI terá cedido à pressão internacional e terá decidido adiar a competição que se disputará na capital do Japão.
Nos últimos dias, têm sido vários os desportistas e federações internacionais de várias modalidades, incluindo dos Estados Unidos, a defenderam que não há condições para a realização dos Jogos Olímpicos entre 24 de julho e 9 de agosto.
O facto de o surto pandémico atingir o pico nos próximos meses e haver milhares de atletas em quarentena e sem poderem treinar acabou por desequilibrar um pratos da balança a favor do adiamento.
Também o Conselho Executivo do COI anunciou este domingo que está a trabalhar no cenário de adiamento da prova, que deverá ser comunicado muito em breve.
O presidente do COI, Thomas Bach, esclarece que estão vários cenários em discussão, contudo o cancelamento não é uma hipótese. "O COI, em cooperação com o Comité Organizador de Tóquio2020, as autoridades japonesas e o Governo Metropolitano de Tóquio, iniciará conversações detalhadas para concluir a avaliação da rápida evolução do panorama global da saúde e o seu impacto nos Jogos Olímpicos, incluindo a hipótese de adiamento. O cancelamento não está em agenda", refere a nota.
A entidade acredita que dentro de quatro semanas terá uma decisão final e agradece a solidariedade dos comités e federações. Em discussão estarão as novas datas para o maior evento desportivo a nível Mundial: novembro deste ano, verão de 2021 ou de 2022.