Técnico perdeu 12 jogos na Liga em cinco anos e só por uma vez não respondeu com uma vitória.
Corpo do artigo
O desaire de domingo passado com o Rio Ave esteve bem presente em toda a semana de treinos no Olival e Sérgio Conceição puxou pelo plantel portista com o objetivo de responder a preceito na partida de amanhã diante do Gil Vicente, em Barcelos. A reação à derrota tem sido, de resto, um dos pontos fortes do treinador desde que assumiu o comando dos dragões: nas cinco épocas anteriores, o F. C. Porto perdeu 12 jogos a contar para a Liga portuguesa e só numa ocasião não respondeu com uma vitória na prova.
O saldo nas jornadas seguintes a uma derrota, com Conceição ao leme, é de 10 triunfos e um empate (um dos desaires aconteceu na última ronda do campeonato de 2020/21, pelo que não entra nestas contas).
Vamos aos detalhes: em 2017/18, os dragões perderam com Paços de Ferreira e Belenenses, ganhando a seguir a Boavista e Aves; em 2018/19, foram derrotados por V. Guimarães e Benfica (duas vezes), vencendo depois Moreirense e Feirense (duas vezes); em 2019/20, os azuis e brancos perderam com Gil Vicente, Braga (duas vezes) e Famalicão, e reagiram com triunfos sobre V. Setúbal, Gil e Marítimo; em 2020/21, surgiu o único empate, em Alvalade, após a derrota com o Marítimo, mas a seguir o F. C. Porto respondeu com uma vitória sobre o Portimonense a um desaire em Paços; em 2021/22, a equipa portista só perdeu um jogo, em Braga, ganhando depois ao Vizela, rumo ao título que haveria de festejar na Luz, na jornada seguinte.
Na época em curso, a derrota surgiu logo à quarta jornada, em Vila do Conde, faltando saber se os portistas mantêm a tendência de reagir em força.