Técnico regressa ao centro da ação no duelo com o Marítimo e fica a quatro partidas de igualar Artur Jorge no segundo lugar dos treinadores com mais encontros disputados ao serviço dos azuis e brancos.
Corpo do artigo
Quatro épocas e meia depois de ser apresentado, Sérgio Conceição atinge, este domingo à noite, um número redondo. O técnico, que volta ao banco após castigo, vai fazer o jogo 250 ao serviço dos dragões e está muito perto de se tornar no segundo treinador com mais partidas na história do clube azul e branco. Com cinco títulos no currículo, está bem lançado na luta pelo campeonato 2021/22 e pode deixar Sporting e Benfica sob grande pressão.
José Maria Pedroto, com 321 jogos, e Artur Jorge, com 254, lideram a lista dos treinadores com mais partidas à frente do F. C. Porto e Conceição está muito perto de igualar, e ultrapassar, o campeão europeu de 1987. Chegar ao registo do mestre é mais difícil, mas está longe de ser impossível.
Com um mínimo de mais 20 jogos até ao final de 2021/22 - dependendo da campanha na Taça de Portugal e Liga Europa -, e com contrato até 2024 com o F. C. Porto, Conceição pode mesmo superar José Maria Pedroto e chegar ao trono dos técnicos azuis e brancos no final da próxima temporada. O registo histórico será, seguramente, a menor das preocupações do atual treinador quando, a partir das 20.30 horas deste domingo, receber o Marítimo, a última equipa que conseguiu vencer no Estádio do Dragão para o campeonato, na terceira jornada da temporada passada.
Agora, e ainda sem conhecer o sabor da derrota na Liga 2021/22, o F. C. Porto pode dar mais um passo importante para o principal objetivo da época e alargar a vantagem no topo. Em caso de triunfo azul e branco, Sporting e Benfica - que disputaram este sábado a final da Taça da Liga -, ficam, respetiva e provisoriamente, a nove e 12 pontos do líder da classificação.
Números de Conceição
5
Títulos em quatro épocas e meia. Conceição ganhou dois campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.
71%
de vitórias nos 249 encontros já disputados, num total de 179. Regista ainda 37 empates (14,8%) e 33 derrotas (13,2%).
542
Golos marcados durante o reinado de Conceição, à média de 2,17 por partida. Sofreu 211 tentos (0,84 por jogo).
Teste sem Luis Díaz
Os azuis e brancos entram em campo sem três habituais titulares, já que Uribe, Luis Díaz e Taremi estão ao serviço das respetivas seleções e não podem ser opção. O extremo colombiano vai ser transferido para o Liverpool - o negócio ainda não foi oficializado -, e deve ser substituído por Pepê no flanco esquerdo do ataque.
O sérvio Grujic fará de Uribe no meio-campo, enquanto Fábio Vieira vai manter a titularidade no apoio a Evanilson, depois de já ter tido esse estatuto nos dois últimos jogos, mesmo com Taremi disponível.