Alfenense distingue-se pelas conquistas mas também pela vontade de fidelizar os jogadores da formação.
Corpo do artigo
Com meio século de história, o Alfenense relembra todos os dias que o desporto em Portugal não é apenas futebol. Com instalações a dar resposta a sete modalidades num total de mais de 600 atletas, o clube do concelho de Valongo tenta provar que a interioridade de uma equipa não pode limitar os seus objetivos desportivos. A aposta no basquetebol aconteceu há cerca de 15 anos, por iniciativa de dois antigos dirigentes e do atual coordenador da secção, António Barbosa, contando, no momento, com cerca de 100 atletas que todas as semanas se desenvolvem e, paralelamente, permitem o crescimento do clube. "Temos vários escalões. O babybasket, que vai dos quatro aos cinco anos. Depois, o minibásquete, dividido em três escalões de aprendizagem: sub-8, sub-10 e sub-12. E, já de competição, temos os sub-14, sub-16 e sub-18", afirma António Barbosa, dirigente da secção de basquetebol e pai de um dos atletas.
A necessidade de mudar a mentalidade da instituição, que se baseava na ideia de um clube desportivo recreativo, levou a uma maior aposta em treinadores com formação, no melhoramento das instalações e do equipamento dos atletas. Essa nova aposta levou o clube a um maior desenvolvimento, permitindo à equipa de sub-14 vencer, na época passada, o campeonato distrital da 2.ª Divisão e dando o acesso dos sub-16 à final four da 2.ª Divisão Distrital, esta época. Para além disso, somam-se dois títulos nacionais, em torneios de interassociações, ganhos pelos sub-16 e sub-18.
Mas nem só de títulos vive um clube. António Barbosa admite a importância de somar troféus, contudo considera como verdadeiramente importante para o Alfenense "tentar fidelizar os atletas" para mantê-los por muitas épocas.
Numa instituição em que as apoios são limitados, a manutenção de um dos poucos pavilhões gimnosdesportivos do concelho torna-se complicada de gerir, mas o apoio dos pais de muitos atletas e da Junta da Freguesia de Alfena, em Valongo, têm sido fundamentais para o crescimento do Alfenense.
"Estamos a crescer a olhos vistos. Os miúdos estão motivados, são assíduos, estão atentos e querem aprender. Até os pais estão mais exigentes", declara Filipa Sá, coordenadora do minibásquete e treinadora dos sub-14.
Com objetivos bem definidos, o clube pretende continuar o bom trabalho desenvolvido, com a participação em mais torneios como é o caso do Algarve MiniBasket Cup, a realizar-se entre os dias 27 a 30 de junho, em Faro, para os escalões sub-10 e sub-12, num total de 24 atletas. É assim a pujança do Alfenense.
AC Alfenense - Secção de Basquetebol
Fundação: Atlético Clube Alfenense
Sócios: 500
Atletas na formação: 100
Palmarés: Campeão distrital da 2.ª Divisão em sub-14, campeão interassociações em sub-16 e sub-18
Treinos: de segunda-feira a sábado
Horários: das 19h às 22 horas
Mensalidade: 30 euros e 10 euros o babybasket