O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 WRC) venceu esta sexta-feira a terceira classificativa do Rali de Portugal, em Ourique, e "roubou" a liderança da geral ao francês Sebastien Ogier (Volkswagen Polo-R WRC).
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Dani Sordo, que já tinha ganho a primeira classificativa do dia (a segunda do Rali), em Silves, completou os 25,04 quilómetros do troço em Ourique em 12.20,8 minutos, deixando o estónio Ott Tanak (Ford Fiesta RS WRC) a quatro segundos e o finlandês Mikko Hirvonen (Ford Fiesta RS WRC) a cinco segundos.
Primeiro a partir, o francês Sebastien Ogier (Volkswagen Polo-R) fez o quarto melhor tempo, a 6,5 segundos do mais rápido, enquanto o norueguês Mads Ostberg (Citroen DS3 WRC) ficou a 7,9 segundos de Sordo.
Tal como na primeira classificativa do dia, o piso da especial de Ourique (que será percorrida novamente na parte da tarde, na classificativa 6) estava bastante lamacento, consequência das chuvadas dos últimos dias (incluindo na quinta-feira). Os primeiros pilotos a partir, pela ordem de pontuação no campeonato, continuam a ter mais dificuldades, uma vez que apanham a estrada em piores condições do que a deixam.
Na geral, o espanhol Dani Sordo tomou a liderança, com o estónio Ott Tanak a 2,8 segundos e Sebastien Ogier a 3,4 segundos.
Entre os portugueses, Bernardo Sousa (Ford) foi o mais rápido na segunda especial, em Silves, conseguindo a 22.ª posição da classificativa, a 57 segundos do mais rápido. Rui Madeira (Ford Fiesta R5) ficou a oito décimas de Barros, na 23.ª posição, enquanto o líder do campeonato nacional, Pedro Meireles (Skokda Fabia S2000), ficou na 27.ª posição, a 1.03,9 minutos do mais rápido.
O campeão nacional, Ricardo Moura (Skoda Fabia S2000), ficou 1.14,7 minutos do líder da classificativa, enquanto Adruzilo Lopes (Subaru Impreza) chegou ao fim com um tempo 1.39,7 minutos mais lento que o primeiro.
Na geral, Meireles mantém uma vantagem de 8 segundos sobre Ricardo Moura, que segue em terceiro no campeonato nacional.
Para os pilotos portugueses as classificativas desta sexta-feira (tal como a superespecial de Lisboa) são decisivas, já que a primeira etapa do Rali (as sete primeiras classificativas) é a única pontuável para o campeonato nacional de ralis.