Acordo entre os dragões e o Braga abre caminho à transferência do central, a mais cara de sempre entre clubes portugueses.
Corpo do artigo
David Carmo está muito perto de se tornar o primeiro reforço dos dragões para a nova época. Conforme o JN avançou em primeira mão na edição online, na manhã de segunda-feira, a SAD portista já chegou a acordo com o Braga para a contratação do central, de 22 anos, após uma conversa entre os dois presidentes.
Pinto da Costa e António Salvador definiram os moldes da transferência e o F. C. Porto foi autorizado a negociar com o defesa e com o respetivo empresário, Carlos Gonçalves, um contrato que terá a duração de cinco anos. Embora ainda não tenha sido oficializada, o que deverá acontecer esta terça-feira, a transferência vai tornar-se a mais cara de sempre entre dois clubes portugueses, superando as de Rafa (do Braga para o Benfica, por 16,5 milhões de euros, em 2016), e de Paulinho (do Braga para o Sporting, por 16 milhões, em 2021).
Ao que foi possível apurar, o negócio é na ordem dos 20 milhões de euros, sem mais jogadores envolvidos, ainda que o valor total possa chegar a 22,5 milhões, dependendo de objetivos. Recorde-se que a Sanjoanense possui 10% dos direitos económicos do central português.
A SAD azul e branca satisfaz, assim, um dos desejos de Sérgio Conceição para o reforço do plantel, depois de ter visto fugir para o Benfica o brasileiro João Victor, do Corinthians. O técnico portista definiu o central do Braga como alvo prioritário para colmatar a saída de Chancel Mbemba, que terminou contrato e deixou o Dragão, depois de ter sido o jogador mais utilizado da equipa campeã nacional na temporada passada.
Estreia à vista na seleção
David Carmo é considerado um dos centrais de futuro no futebol português e já fez parte da última convocatória de Fernando Santos na seleção das quinas, para os jogos da fase de grupos da Liga das Nações, em junho, embora não tenha chegado a estrear-se.
Na época transata, o defesa recuperou de uma lesão grave no tornozelo direito, que o afastou cerca de um ano dos relvados, e acabou o campeonato em grande forma, tendo convencido Sérgio Conceição com uma bela exibição no jogo em que o Braga aplicou a única derrota do ano ao F. C. Porto nas provas internas, no final de abril. Antes de se lesionar, em fevereiro de 2021, chegou a estar na mira do Liverpool, mas a transferência não avançou.