Tem o triplo de golos marcados e quase o dobro das assistências, na melhor época da carreira
Corpo do artigo
Depois de altos e baixos, David Neres encontrou o caminho dos golos e das boas exibições. O brasileiro já marca há dois jogos seguidos, atingiu os 12 golos e assistências, numa prestação superior à melhor época da carreira, em 2017/18. Aí, então no Ajax, tinha 10 golos com o mesmo tempo de jogo (2227 minutos) que na atual época. No final, chegou aos 14, apenas mais dois que o atual registo, e desenhou o mesmo número de passes decisivos, 12, já alcançados em 2022/23..
Neres já pulverizou o rendimento de Everton Cebolinha, o antecessor, que se estreou na Luz em 2020/21. Com o mesmo tempo na primeira época, Neres já conseguiu o triplo dos golos e quase o dobro das assistências do compatriota, que, em igual período, registava quatro tentos e sete passes letais.
Recusa de 35 milhões
A contratação de David Neres motivou um investimento na casa dos 17 milhões de euros, inferior ao antecessor que ultrapassou os 20 milhões de euros.
A longa paragem competitiva, em face do Shakhtar, anterior clube, ter sido afetado pela guerra na Ucrânia, obrigou o brasileiro a cumprir um trabalho específico para minimizar os efeitos dessa ausência. Um cenário incontornável e que terá influenciado alguns dos problemas sentidos no início.
Ainda assim e após oito meses de prova, a aposta no número sete está evidentemente ganha, não só pelo rendimento desportivo - é o melhor assistente da equipa, a par de João Mário - como pelo potencial retorno financeiro. As águias já recusaram uma oferta de 35 milhões e só admitem avaliar eventuais ofertas na casa dos 50 milhões.