
Prestianni debaixo de fogo por alegado racismo
Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP
O Benfica-Real Madrid da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões terminou com a vitória dos "merengues" (0-1), mas é a polémica a envover Prestianni a Vinícius Júnior a centrar as discussões.
De Theirry Henry a Rio Ferdinand, passando por Felipe Melo e Wesley Sneijder, foram vários os ex-jogadores que comentaram o episódio de alegado racismo que levou a uma paragem de dez minutos do Benfica-Real Madrid, na terça-feira, no Estádio da Luz. Em comum, a condenação a Prestianni.
"A culpa é do Vinícius! Ele não deveria festejar daquela forma. Foi ele quem trouxe isso para ele próprio. Nem acredito que ele festeja assim, não deveria fazer isso, é por isso que as pessoas falam dele. É por isso que recebe este tipo de tratamento, é por isso que as pessoas não gostam dele", começou por dizer Rio Ferdinand em tom irónico.
"Não percebo como estamos a tentar justificar o comportamento pobre de alguém, a sua ignorância, a sua estupidez. Apenas porque alguém marcou um golo incrível, um golo espetacular e festejou-o. É inacreditável, é uma loucura... Tens um grande jogador que fez um golo, que deixou o estádio chateado, sim, mas pessoas em todo o Mundo ficaram 'wow', e foi tudo arruinado pelo comportamento de um indivíduo estúpido. Quando estes ratos, sim, ratos, dizem estas coisas racistas, esses sim devem ser chamados a atenção, devem ser castigados, não devem ter proteção", disse o ex-internacional inglês, que mais tarde publicou um vídeo de adeptos do Benfica no Estádio da Luz a fazerem gestos racistas.
♂️ pic.twitter.com/yygny2IOVz
- Rio Ferdinand (@rioferdy5) February 18, 2026
Já Felipe Melo, ex-jogador brasileiro, fez uma publicação nas redes sociais em tom cáustico: "Fogo nos racistas. A mulher dele [de Prestianni] já o deve ter traído com um negro", disse.
Clarence Seedorf também se pronunciou sobre o tema: "Creio que o facto de que Vinícius está a passar há muitos anos uma má situação em Espanha não se pode ocultar. Temos de deixar claro que não há justificação para o abuso racista", declarou na Prime Video Sport UK.
Wesley Snejder, ex-internacional neerlandês e que trabalhou com José Mourinho no Inter de Milão, também visou Prestianni e ainda criticou Otamendi por ter mostrado uma tatuagem da taça do Mundial a Vinícius Júnior. "Aquele Otamendi... Ele é normal? O comportamento dele foi infantil. Além disso, estava a perder por 0-1 quando fez aquilo. Fazer uma coisa dessas a um jogador do Real Madrid, um clube com tantos títulos da Liga dos Campeões... Ele está a falar a sério? Está tudo bem com ele?", acusou.
O Flamengo, clube brasileiro no qual Vinícius Júnior fez a formação como jogador, também manifestou publicamente apoio ao avançado do Real Madrid.
"Dói ver alguém ser atacado simplesmente por ser quem é. A dança dele é alegria de verdade. É espontânea. É dele. Racismo não é parte do jogo. Machuca. E não pode ser normalizado. Vini, você não está sozinho. A gente sente, a gente apoia, a gente está com você", lê-se na publicação do Flamengo nas redes sociais.
Leia também Confederação Brasileira mostra apoio a Vinicius: "Racismo é crime. Estamos ao teu lado. Sempre"

