Dragão mantém-se a quatro pontos do título e só poderá ser campeão na próxima jornada se o Sporting não vencer o Gil Vicente.
Corpo do artigo
Os resultados da 31.ª jornada permitiram ao Sporting voltar a reduzir a diferença relativamente ao líder F. C . Porto, que, com a derrota em Braga, continua a precisar de quatro pontos para selar o título. Os dragões podem consegui-lo na próxima ronda, mas apenas se os leões escorregarem. Ou seja, mesmo que ganhem no sábado ao Vizela (19 horas), os azuis e brancos não poderão fazer a festa, pois o Sporting só joga com o Gil Vicente no domingo. Se ganhar essa partida, a equipa de Rúben Amorim manterá as contas em aberto para a penúltima jornada (7 de maio), que incluirá o clássico entre Benfica e F. C. Porto, na Luz.
Com seis pontos de avanço, os portistas têm três jogos para chegar ao título, dois dos quais em casa, já que, depois de receberem o Vizela e de irem à Luz, ainda jogarão no Dragão com o Estoril, na 34.ª e última jornada, ainda sem data definida, mas sempre no fim de semana de 14 e 15 de maio. Quanto ao Sporting, depois de receber o Gil Vicente, vai a Portimão na 33.ª ronda e termina o campeonato com uma partida em Alvalade diante do Santa Clara.
No que diz respeito às contas do segundo lugar, sinónimo de presença direta na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, a vitória obtida pelos leões no Estádio do Bessa deixou-os com oito pontos de vantagem sobre o Benfica, que empatou anteontem com o Famalicão. Para assegurar os milhões da Champions, o Sporting só precisa de mais um ponto, podendo acabar com as dúvidas já na próxima jornada, na receção ao Gil. A equipa benfiquista, que na 32.ª ronda joga no Funchal com o Marítimo (a seguir recebe o F. C. Porto e depois desloca-se a Paços de Ferreira), precisa de vencer os três jogos que lhe faltam e esperar que o vizinho e rival perca os três.
Quanto ao terceiro lugar, que garante o acesso às pré-eliminatórias da Champions, já ficou definido nesta 31.ª jornada, em função do empate do Benfica, que só precisava de mais um ponto para já não poder ser alcançado pelo Braga. Com três rondas por disputar, as águias têm agora nove pontos de avanço sobre a equipa treinada por Carlos Carvalhal e vantagem no confronto direto.