
Darwin e Coates protagonizaram duelo acesso em Alvalade
Gerardo Santos / Global Imagens
Triunfo do Benfica em Alvalade abre as portas do título ao F. C. Porto, que até pode ser campeão já na próxima jornada, se ganhar em Braga e o Sporting não vencer no Bessa.
Corpo do artigo
O resultado do dérbi lisboeta entre Sporting e Benfica foi bom para as águias, mas igualmente muito satisfatório para o F. C. Porto, que alargou a vantagem sobre os leões para nove pontos e está cada vez mais perto de selar a conquista do título.
Nas quatro jornadas que faltam até ao final do campeonato, os dragões precisam de somar apenas quatro pontos para fazerem a festa, o que pode acontecer já na próxima jornada. Daqui a uma semana, no feriado de 25 de abril, se a equipa de Sérgio Conceição vencer em Braga e a seguir o Sporting não ganhar ao Boavista, no Bessa, a questão do título fica logo arrumada.
Caso isso não aconteça, desde que não percam no Minho, os dragões terão a oportunidade seguinte na receção ao Vizela, cuja data e hora ainda não foram oficializadas pela Liga Portugal. Mais longínqua ficou agora a hipótese de o F. C. Porto fazer a festa de campeão na Luz, na penúltima jornada, um cenário que só será colocado caso a equipa azul e branca chegue a essa ronda com seis ou menos pontos de avanço sobre a equipa de Rúben Amorim.
A vitória do Benfica também serviu para relançar a luta pelo segundo lugar, embora a diferença para o vizinho e rival continue a ser bastante grande. Com seis pontos de avanço e vantagem no confronto direto (o 3-1 na Luz supera o 0-2 de Alvalade), o Sporting continua em boa posição para garantir o acesso direto aos milhões da fase de grupos da Champions, bastando-lhe dois triunfos nas quatro últimas jornadas, nas quais vai defrontar Boavista, Gil Vicente, Portimonense e Santa Clara.
Para ainda poderem sonhar, as águias precisam de vencer as partidas que lhe faltam, diante de Famalicão, Marítimo, F. C. Porto e Paços de Ferreira, e esperar que os leões percam no mínimo sete pontos.
O terceiro posto é que já está praticamente assegurado pelo Benfica, pois, mesmo que o Braga ganhe no fecho desta jornada ao Estoril, a equipa da Luz manterá os nove pontos de avanço sobre os minhotos. A posição que dá acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões será garantida pela equipa de Nélson Veríssimo em caso de vitória no jogo do próximo sábado com o Famalicão ou já esta segunda-feira à noite, se o Braga perder em casa com os estorilistas.

