A seleção italiana desforrou-se da goleada sofrida na fase de grupos e derrotou Portugal, por 1-0, na final do Europeu de sub-19, disputado em Malta, conquistando a prova pela segunda vez.
Corpo do artigo
Os transalpinos arrancaram melhor na partida e chegaram à vantagem ao minuto 19, por intermédio de Michael Kayode, já depois de Francesco Esposito ter desperdiçado uma boa oportunidade.
Tal como no duelo entre ambas as seleções na fase de grupos, que Portugal venceu por 5-1, a Itália adiantava-se cedo no marcador, mas desta vez a equipa das 'quinas' demorou muito mais a responder ao golo sofrido.
O melhor momento luso no encontro aconteceu entre entre os 60 e os 75 minutos, fase em que Gustavo Sá e Martim Fernandes obrigaram o guarda-redes italiano, Davide Mastrantonio, a aplicar-se para manter a sua baliza inviolada.
Apesar da tentativa de reação portuguesa, continuavam a pertencer à Itália as melhores oportunidades para marcar. Samuele Vignato foi o protagonista das duas mais flagrantes, mas Gonçalo Ribeiro negou-lhe as intenções com um par de intervenções importantes.
No último lance do jogo, Herculano ficou muito perto do empate, mas o 1-0 prevaleceu até final. A seleção italiana conquistou o Europeu de sub-19 pela segunda vez, 20 anos depois do primeiro título, também numa final frente a Portugal (2-0), no Liechtenstein.