Um homem que terá ligações a movimentos islamitas foi detido esta quarta-feira pelas autoridades alemãs durante a investigação ao ataque contra o autocarro do Borussia Dortmund.
Corpo do artigo
A justiça alemã informou que o ataque está a ser investigado como um "atentado terrorista" com "motivações islâmicas", acrescentando que tem dois suspeitos e já deteve um deles.
6216811
A porta-voz do Ministério Público federal alemão, Frauke Köhler, indicou que um homem foi "detido temporariamente", mas que os procuradores ainda não decidiram se vão pedir a sua transferência para uma prisão.
A mesma fonte explicou que o atentado à bomba contra o autocarro da equipa de futebol do Borussia - antes do jogo da Liga dos Campeões contra os franceses do Mónaco - foi reivindicado por um grupo de extrema-esquerda, mas que os investigadores apontam mais para a teoria de que se tratou de um ataque de jiadistas islâmicos.
Köhler confirmou que foram encontrados no local três textos que apontam precisamente para a pista do jiadismo. Um dos textos, disse, exige a retirada dos caças-bombardeiros alemães Tornado de uma das bases na Turquia e o fecho da base aérea norte-americana de Ramstein, em território alemão.
A credibilidade destes textos está a ser avaliada, acrescentou.
A porta-voz explicou que os apartamentos de ambos os suspeitos já foram revistados pela polícia. Por outro lado, Frauke Köhler disse que as autoridades têm "dúvidas substanciais" quanto à reivindicação feita por um grupo de extrema-esquerda.
Três explosões atingiram na terça-feira o autocarro do Borussia Dortmund, com o defesa espanhol Marc Bartra, que entretanto foi operado, a ficar ferido no punho da mão esquerda.
A equipa de investigação confirmou ainda que os explosivos tinham objetos metálicos em redor, para aumentar o potencial destrutivo das bombas. Um desses pedaços metálicos atingiu um encosto de cabeça no interior do autocarro.
A equipa do Borussia Dortmund estava a caminho do seu recinto, quando o autocarro em que seguia foi atingido por três explosões, das quais resultaram dois feridos, o jogador espanhol Marc Bartra, que já foi operado ao pulso direito, e um polícia.
Horas depois do incidente, o chefe da polícia local, Gregor Lange, disse que as explosões que atingiram o autocarro do Borussia Dortmund visavam especificamente o veículo que transportava a equipa alemã.