Portugal vai jogar com a Albânia, Arménia, Sérvia e Dinamarca, ditou o sorteio da fase de qualificação do Euro 2016, que decorreu em Nice, França. A qualificação começa a 7 de setembro de 2014, com a Albânia, terminando a campanha, mais de um ano depois, com uma visita à Sérvia.
Corpo do artigo
Grupo A
Holanda, Cazaquistão, Islândia, Letónia, Turquia e República Checa.
Grupo B
Bélgica, Bósnia, Andorra, Chipre, País de Gales e Israel
Grupo C
Espanha, Luxemburgo, Macedónia, Bielorrússia, Eslováquia e Ucrânia
Grupo D
Alemanha, Gibraltar, Geórgia, Escócia, Polónia e República da Irlanda
Grupo E
Inglaterra, San Marino, Lituânia, Estónia, Eslovénia e Suíça
Grupo F
Grécia, Ilhas Faroe, Irlanda do Norte, Finlândia, Hungria e Roménia
Grupo G
Rússia, Liechtenstein, Moldávia, Montenegro, Áustria e Suécia
Grupo H
Itália, Malta, Azerbaijão, Bulgária, Noruega e Croácia
Grupo I
PORTUGAL, Albânia, Arménia, Sérvia e Dinamarca
(França, jogos particulares)
A equipa das "quinas" inicia em casa o apuramento, a 7 de setembro de 2014, voltando a jogar apenas a 14 de outubro, numa visita à Dinamarca.
Exatamente um mês depois, Portugal recebe a Arménia, defrontando, também em solo luso, a Sérvia, a 29 de março, no seu primeiro encontro em 2015.
No final da temporada 2014/15, a seleção portuguesa visita a Arménia, a 13 de junho, visitando, no início da temporada seguinte, a Albânia, a 7 de setembro.
Os dois últimos jogos de Portugal no apuramento para o Euro2016 disputam-se em outubro de 2015, com a receção à Dinamarca (dia 7) e a visita à Sérvia (11).
Os dois primeiros classificados de cada agrupamento e o melhor terceiro qualificam-se diretamente para a fase final, a disputar em França, entre 10 de junho e 10 de julho de 2016, enquanto os restantes oito terceiros vão disputar os "play-offs", em novembro de 2015.
Portugal vai ainda defrontar a França em dois particulares, que se devem disputar a 11 de outubro de 2014 e a 04 de setembro de 2015
Como a equipa das "quinas" ficou integrada no único agrupamento com cinco equipas vai disputar dois jogos particulares com França, já qualificada para a fase final.
Dois por grupo
As 53 seleções sorteadas vão disputar, entre setembro e outubro de 2015, as 23 vagas para o primeiro Europeu com 24 equipas.
Os dois primeiros classificados de cada grupo e o melhor terceiro qualificam-se diretamente para a fase final, a disputar entre 10 de junho e 10 de julho de 2016, enquanto os restantes oito terceiros vão disputar os "play-offs", em novembro de 2015.
Portugal esteve representado no sorteio pelo selecionador Paulo Bento e pelo vicepresidente da Federação Portuguesa de Futebol Humberto Coelho.
O Euro 2016 vai ser disputado em França, sendo a terceira vez que este país recebe um campeonato da europa de futebol, despois de 1960 e 1984.