Diogo Jota e Jorge Costa, recentemente falecidos, foram homenageados esta terça-feira pela Federação Portuguesa de Futebol, numa cerimónia emotiva, que reuniu toda a seleção portuguesa, figuras do futebol português, Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa.
Corpo do artigo
Na Cidade do Futebol, os dois ex-internacionais portugueses receberam tributos muito sentidos, com todos os intervenientes a deixarem a garantia de que "nunca serão esquecidos".
"É um momento difícil, mas muito especial e particularmente especial para as famílias do Diogo (Jota) e do Jorge (Costa). A FPF estará sempre ao vosso lado, pronta para tornar a vossa dor mais suportável. Jamais permitiremos que sejam esquecidos", referiu Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que também lembrou André Silva, irmão de Diogo Jota também falecido no mesmo acidente.
"O espírito de Diogo Jota acompanhará a seleção no caminho para o Mundial 2026, que hoje começa. Seremos sempre 23+1", acrescentou.
Neste sentido, Pedro Proença anunciou a inauguração da Praça dos Heróis na Cidade do Futebol, concretamente na FPF Arena Portugal, da qual Diogo Jota e Jorge Costa são os primeiros integrantes.
"Este será um espaço em que iremos homenagear todos aqueles que, pelos seus desempenhos, dentro de campo ou fora dele, contribuíram para o engrandecimento do futebol português. Um espaço que será aberto ao público para que todos possam, também, passar a prestar-lhes homenagem. Porque heróis como o Diogo e como o Jorge não são só nossos, são de todos", salientou Pedro Proença.
Rúben Neves, um dos melhores amigos de Diogo Jota, foi o porta-voz da seleção, assegurando "à família e aos amigos que iremos fazer de tudo para manter o Diogo connosco".
Já o primeiro-ministro Luís Montenegro subiu ao palco para deixar uma "palavra de profundo reconhecimento do Governo".
André Villas-Boas, presidente do F. C. Porto, e Fernando Gomes, ex-presidente da FPF, também marcaram presença na cerimónia, que incluiu a entrega de condecorações às famílias de Diogo Jota e Jorge Costa.
. Por ti, Diogo Jota pic.twitter.com/Qy56zijvNP
- Portugal (@selecaoportugal) September 2, 2025
