Direção da Liga Portugal propõe Pedro Proença para a eleição do Comité Executivo da UEFA
A Direção da Liga Portugal, constituída por uma série de clubes, propôs Pedro Proença, atual presidente da Liga Portugal, para a eleição do Comité Executivo da UEFA. Na base estará a necessidade de manter um representante português no órgão federativo tendo em conta os desafios que se aproximam.
Corpo do artigo
Numa nota de comunicado, a Liga Portugal dá conta, esta segunda-feira, que a direção do organismo, composta por SL Benfica, Sporting CP, FC Porto, Casa Pia AC, Rio Ave FC, FC Vizela, FC P.Ferreira e GD Chaves, aprovou por unânimidade a eleição de Pedro Proença para o Comité Executivo da UEFA. A proposta será debatida na reunião do õrgão federativo, a 17 de janeiro de 2025.
"Na base desta proposta está a necessidade, identificada pelos membros da Direção da Liga, de Portugal manter um representante no Comité Executivo da UEFA (como aconteceu, de forma quase ininterrupta, ao longo dos últimos 17 anos, com a presença de Fernando Gomes, a que se juntou, no último ano, Pedro Proença como presidente da European Leagues), tendo em conta os desafios que aguardam o Futebol Português, nomeadamente a organização conjunta com Espanha e Marrocos do Mundial-2030 ou a candidatura à organização do Campeonato da Europa de Futebol Feminino em 2029", pode ler-se.
A mesma Direção entende que temas fulcrais para o futuro do futebol mundial, que vão desde as competição internacionais de clubes, o futebol feminino, a arbitragem e até o modelo de distribuição de verbas da FIFA aos clubes, tornam, praticamente, obrigatória a presença de um represente português no Comité Executivo da UEFA.
Nesse sentido, e face às datas estipuladas, assim como da falta de um representante, os clubes esclarecem em que circurstâncias esta proposta seria plausível.
"Tendo em conta que, para ser membro do Comité Executivo da UEFA, o candidato deve, no momento da eleição, exercer um mandato de Presidente ou Vice-Presidente na respetiva federação nacional e que a eleição para o Comité Executivo terá lugar depois (3 de abril de 2025) da realização das eleições para os órgãos sociais da Federação Portuguesa de Futebol (14 de fevereiro de 2025), e considerando que Fernando Gomes não poderá ser candidato a um novo mandato, é entendimento da Direção da Liga Portugal que apenas Pedro Proença (candidato às eleições da FPF e atual Vice-Presidente por inerência ao cargo de Presidente da Liga) preenche aquela condição, quer na presente data, quer à data-limite para a apresentação de candidaturas (3 de fevereiro de 2025), quer ainda na data da eleição", finalizam.