Com 11 jornadas pela frente , Benfica está na "pole position" da luta pelo título, mas F. C. Porto, Braga e Sporting têm uma palavra a dizer. Segundo lugar vale milhões da Champions e o lugar mais baixo do pódio também pode dar acesso à principal prova da UEFA.
Corpo do artigo
Estão aí as grandes decisões. Com o campeonato já dentro no último terço, o Benfica tem uma excelente vantagem no topo da classificação, mas é o único que defronta todos os outros clubes que estão no top 4, com o calendário a ditar as receções a F. C. Porto e Braga e uma deslocação ao terreno do Sporting, na penúltima jornada da Liga portuguesa.
Com oito, 10 e 15 pontos de vantagem sobre F. C. Porto, Braga e Sporting, respetivamente, a equipa de Roger Schmidt tem o destino nas próprias mãos, em busca de um título que foge ao clube da Luz desde 2018/19. No entanto, entre este quarteto as águias são as únicas que ainda medem forças com todos os outros que integram os quatro primeiros lugares do campeonato, depois de, na primeira volta, terem vencido no Dragão, perdido em Braga e empatado, em casa, frente ao Sporting. O duelo com o atual campeão nacional, já na 27.ª jornada, poderá ser fundamental nas contas da luta pelo primeiro lugar, mas convém não esquecer que, nas quatro últimas rondas, o Benfica recebe o Braga e visita Alvalade.
Deslocações de risco
Depois dos títulos nacionais conquistados em 2017/18, 2019/20 e 2021/22, Sérgio Conceição ainda procura o primeiro bis de dragão ao peito e a recente derrota, em casa, frente ao Gil Vicente acabou com a margem de manobra azul e branca. A oito pontos do Benfica, o clássico da Luz será fundamental nas aspirações portistas, que, antes disso, ainda têm outra deslocação de grande risco no calendário. A visita a Braga, agendada já para dia 19, poderá ter sérias implicações na luta pelo primeiro lugar e também pelos milhões da Champions. Separados por apenas dois pontos, F. C. Porto e Braga sabem que o segundo lugar dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões e que poderá ser uma boa compensação caso a desvantagem para o Benfica não seja revertida.
Já só com aspirações matemáticas ao título, o Sporting ainda não atirou a toalha ao chão na luta pelo segundo (está a sete pontos do F. C. Porto) e terceiro lugares (a cinco do Braga), com os leões a terem a vantagem de, até ao final do campeonato, só defrontarem um (Benfica) dos três primeiros classificados.
O calendário dos quatro grandes
Benfica - 1.º (62 pontos)
24.ª Marítimo (fora)
25.ª V. Guimarães (casa)
26.ª Rio Ave (fora)
27.ª F. C. Porto (casa)
28.ª Chaves (fora)
29.ª Estoril (casa)
30.ª Gil Vicente (fora)
31.ª Braga (casa)
32.ª Portimonense (fora)
33.ª Sporting (fora)
34.ª Santa Clara (casa)
F. C. Porto - 2.º (54 pontos)
24.ª Estoril (casa)
25.ª Braga (fora)
26.ª Portimonense (casa)
27.ª Benfica (fora)
28.ª Santa Clara (casa)
29.ª Paços Ferreira (fora)
30.ª Boavista (casa)
31.ª Arouca (fora)
32.ª Casa Pia (casa)
33.ª Famalicão (fora)
34.ª V. Guimarães (casa)
Braga - 3.º (52 pontos)
24.ª Vizela (fora)
25.ª F. C. Porto (casa)
26.ª Chaves (fora)
27.ª Estoril (casa)
28.ª Gil Vicente (casa)
29.ª Casa Pia (fora)
30.ª Portimonense (casa)
31.ª Benfica (fora)
32.ª Santa Clara (casa)
33.ª Boavista (fora)
34.ª Paços Ferreira (casa)
Sporting - 4.º (47 pontos)
24.ª Boavista (casa)
25.ª Gil Vicente (fora)
26.ª Santa Clara (casa)
27.ª Casa Pia (fora)
28.ª Arouca (casa)
29.ª V. Guimarães (fora)
30.ª Famalicão (casa)
31.ª Paços Ferreira (fora)
32.ª Marítimo (casa)
33.ª Benfica (casa)
34.ª Vizela (fora)