O Mundial 2022 começa no domingo e vai ser diferente de todos os outros: do tempo de preparação das seleções até às inovações na arbitragem, damos a conhecer todas as curiosidades sobre o Campeonato do Mundo.
Corpo do artigo
Altura do ano
O habitual é o Campeonato do Mundo realizar-se durante os meses de verão do hemisfério norte, ou seja, entre junho e julho. A edição de 2022 marca a primeira vez que o Mundial vai ser disputado durante o inverno.
Arbitragem
O sistema semiautomático de deteção de um fora de jogo vai ser a principal inovação na arbitragem no Mundial. Vão ser implementadas umas câmaras especiais por baixo do teto do estádio, que detetará a exata posição da bola e do jogador. Para além disto, será a primeira vez que os jogos vão ser arbitrados por mulheres.
Aumentos
O número de jogadores disponíveis no plantel de cada seleção nacional aumentou dos habituais 23 para 26 futebolistas. As substituições também seguiram a linha do futebol de clubes e aumentaram de três para cinco.
Preparação e recuperação
Comparado a outras edições do Campeonato do Mundo, o número de dias para preparar a competição e para recuperar da prova diminuiu substancialmente. Entre o último jogo da Premier League e o primeiro jogo do Mundial, passaram-se sete dias. Entre o último encontro do Mundial até ao primeiro jogo de Premier League vão-se passar oito dias.
Em termo de comparação, de acordo com os mesmos parâmetros, o Campeonato do Mundo com menos dias de preparação foi em 2002, com 20 dias para as seleções prepararem o torneio. Por outro lado, o Mundial com menos dias de recuperação pós-torneio foi em 2018, com 26.
Portugal e Brasil com mais minutos
Brasil e Portugal enfrentaram uma carga de trabalho combinado de mais de 30 mil minutos desde agosto, mais de 50 por cento a mais do que outras equipas.
Top-5 Ligas europeias lideram
De todos os futebolistas que vão competir no Mundial 2022, 418 jogam no top-5 ligas da UEFA. Em sentido inverso, 413 não competem nestas provas. A Premier League é a liga com maior presença no Campeonato do Mundo (134), seguindo-se da liga espanhola (83), Bundesliga (78), Serie A (67) e liga francesa (56).
Dois portugueses entre os mais valiosos
Bruno Fernandes e Rúben Dias são os únicos portugueses no top-10 de jogadores mais valiosos. O médio do Manchester United está avaliado em 96,7 milhões de euros, enquanto o defesa central tem um valor de mercado de 96,2 milhões. O futebolista mais valioso é Kylian Mbappé (222,9 milhões de euros).
Entre os jogadores que vão falhar o Mundial, Diogo Jota é o único português no top-10 de mais valiosos, avaliado em 75,3 milhões de euros.
Portugal entre os mais valiosos
A seleção portuguesa é a quarta mais valiosa entre as 32 que vão competir no Mundial, de acordo com os dados do Football Benchmark, com um valor de mercado de 1,017 milhões de euros. Inglaterra lidera com 1,431 milhões, seguindo-se de França (1,298 milhões) e Brasil (1,192).
No quinto lugar encontra-se a Espanha (984 milhões de euros), Alemanha (962 milhões), Países Baixos (716 milhões), Argentina (669 milhões), Bélgica (618 milhões) e Uruguai (436 milhões).