Inaugurado no início do mês, o quartel-general da equipa das quinas está apetrechado com todas as mordomias. Está reservado até à final.
Corpo do artigo
Com piscinas interiores e exteriores, vários ginásios, spa e sauna, localizado em Al Samriya, o hotel Autograph Collection promete dar o foco necessário à seleção para enfrentar o Campeonato do Mundo. Com 62 quartos e 15 villas, reservados para os quadros da FPF, dispõe de total tranquilidade à volta e está inserido numa reserva ecológica e ao lado de um centro equestre, longe da agitação da capital, Doha, que está a uma distância de cerca de 30 quilómetros.
Até 19 dezembro, dia seguinte à final, está reservado para Portugal e não recebe outros hóspedes durante este período. Neste momento, está decorado no interior e exterior com cores portuguesas, inspiração para aproximar os craques de casa. Aliás, nos últimos centros de treino das últimas grandes provas, como Mundial de 2018 e o Euro 2020, o procedimento foi igual.
Com uma arquitetura marcadamente catari, como prova a fachada principal do hotel, em que foram aproveitadas na construção as matérias-primas da região, os quartos são luxuosos e todos têm acesso aos canais de televisão portugueses, sendo que os aparelhos de TV têm uma dimensão superior à média. O conforto está acima de tudo para os 26 futebolistas, que, nos tempos livres, podem usufruir de vários hobbies: matraquilhos, mesa de snooker e de ténis de mesa, jogos de dados e cartas, além das indispensáveis Playstation. Zonas de lazer no exterior são também o ideal para o grupo descontrair durante as grandes decisões do Campeonato do Mundo.
Com três andares, cada quarto na unidade hoteleira custa em média 250 euros, por noite, sendo que as villas, semelhantes a vivendas, têm um preço muito superior. Na unidade hoteleira, guardada nesta altura a sete chaves pelas autoridades cataris, nada foi feito ao acaso e a cozinha, a cargo do chef Luís Lavrador, está pronta desde ontem para receber a comitiva. Apesar de muitos produtos poderem ser comprados localmente, o bacalhau, azeite e vinagre são iguarias habitualmente transportadas de Portugal, No que diz respeito ao departamento clínico, há várias salas, inclusive nas villas, em que os jogadores podem receber diversos tratamentos e sessões de fisioterapia. O centro de treinos, situado a poucos quilómetros de distância, dispõe de todas as condições e o relvado encontra-se em boas condições.
Avião luxuoso
Viagem de seis horas e meia com mil adeptos à chegada
A comitiva lusa viajou num avião fretado, um Airbus A340, com todo o conforto, como é hábito nas deslocações de Portugal. Cada jogador teve direito a um espaço amplo para descansar ou ver televisão, num ambiente de enorme serenidade e concentração. O voo, que durou cerca de seis horas e meia, aterrou em Doha pouco antes das 20 horas, 23 no Catar.
A comitiva lusa foi recebida no hotel [ler peça ao lado], sob forte escolta policia, por cerca de mil adeptos, a grande maioria deles de nacionalidade estrangeira e que cantaram efusivamente pela equipa das quinas, em especial pelo capitão Cristiano Ronaldo.
À chegada, Fernando Santos garantiu uma boa prestação de Portugal no Mundial. "A sensação à chegada é boa, espero que seja um grande Mundial. No plano desportivo, Portugal irá fazer um grande Campeonato do Mundo. A mensagem para os portugueses? Vamos dar-vos uma grande alegria", garantiu o selecionador nacional, cheio de esperança.