Pela segunda vez sob o comando do atual treinador, os portistas marcaram 48 golos nas primeiras 18 jornadas da Liga. Registo só é superado na era Pinto da Costa por Artur Jorge, em 1984/85
Corpo do artigo
O apetite goleador da versão 2021/22 da equipa portista está ao nível dos melhores de sempre no clube da Invicta. Ao fim de 18 jornadas do campeonato, os dragões somam 48 golos marcados, um registo apenas superado, à tangente, na época de 1984/85 (49 golos em igual número de jogos), quando o treinador era Artur Jorge, se contabilizadas todas as temporadas da era Pinto da Costa.
Com Sérgio Conceição no banco, esta é a segunda vez que o F. C. Porto atinge os 48 golos em 18 jogos (já aconteceu no ano de estreia do técnico ao leme do Dragão, em 2018/19), algo que também foi conseguido por Tomislav Ivic, em 1987/88, e Bobby Robson, em 1995/96. Como dado estatístico, diga-se que, em todas estas épocas, os portistas sagraram-se campeões nacionais, um objetivo que a equipa de Conceição também persegue na temporada em curso.
No primeiro ano de Artur Jorge, o F. C. Porto chegou ao fim de 19 jornadas com 53 golos, pelo que, para igualar o registo provisório do técnico campeão europeu em 1987, a equipa de Conceição terá de marcar cinco golos ao Famalicão no próximo domingo.
Curiosamente, a atual soma de golos da formação azul e branca não chega para ter o melhor ataque do campeonato, na posse do Benfica, com mais dois (50). As águias beneficiam, no entanto, de terem marcado sete na célebre partida com a B SAD, no Jamor, que o adversário iniciou com apenas nove jogadores, dois dos quais guarda-redes (um esteve na baliza e o outro foi jogador de campo).
Nos registos de Sérgio Conceição, para além de igualar a época de estreia do técnico no F. C. Porto, a presente temporada supera largamente as três anteriores no que diz respeito a golos: em 2018/19, os dragões fizeram 38 nos primeiros 18 jogos da Liga; em 2019/20, marcaram 37; em 2020/21, chegaram aos 41.
Entre os goleadores portistas, Luis Díaz lidera, com 13 tentos no campeonato, seguido de Taremi (10) e Evanilson (6). Há mais 12 jogadores que já fizeram o gosto ao pé: Toni Martínez, com três golos; Pepê, Otávio e Sérgio Oliveira, com dois (o último saiu há poucos dias para a Roma); Uribe, Vitinha, Zaidu, Marcano, Wendell, Fábio Vieira, Francisco Conceição e Danny Loader, todos com um (o inglês joga habitualmente na equipa B, mas foi chamado ao plantel principal no dérbi com o Boavista e fechou o marcador).