Jogadores azuis e brancos já defrontaram o rival de sexta-feira 135 vezes, contra os 130 encontros dos verde e brancos, que marcaram quatros vezes mais.
Corpo do artigo
O duelo de sexta-feira, no Estádio do Dragão (20.15h, SportTV) pode ajudar a definir as contas do título 2021/22 e, nestes duelos, a experiência desempenha quase sempre um papel fundamental. A equipa de Sérgio Conceição parte na frente neste particular, mas o conjunto orientado por Ruben Amorim responde com atletas mais habituados a marcar frente ao rival da 22.ª jornada do campeonato.
Olhando para os 24 jogadores mais utilizados em cada um dos plantéis, os portistas somam um total de 135 jogos contra o Sporting - incluindo as partidas quando alinhavam noutras equipas -, enquanto os sportinguistas têm um acumulado de 130 encontros, com o equilíbrio a ser evidente nos resultados. Os dragões somaram 34 vitórias (25,2%), 47 empates (34,8%) e 54 derrotas (40%), contra os 31 triunfos (23,8%), 49 igualdades (37,6%) e 50 desaires (38,4%) leoninos. Pepe e Coates são os jogadores que mais vezes defrontaram o rival: 18 do português contra 17 do uruguaio.
O regresso do artilheiro
A nível de eficácia em frente à baliza a vantagem é leonina. Seis jogadores já marcaram ao F. C. Porto, realçando-se os sete tentos (em nove jogos) do regressado Slimani, quatro de Nuno Santos, dois de Paulinho e um de Pedro Gonçalves, Coates e Edwards. Os 14 golos do Sporting contrastam com os quatro acumulados no atual plantel portista. Marcano, Manafá, Uribe e o reforço Galeno são os únicos dragões que já fizeram o gosto ao pé frente ao Sporting ao longo da carreira.
Por dentro
Diogo Costa volta ao relvado
O guarda-redes continua a recuperar da lesão sofrida frente ao Arouca e já treinou, ainda que condicionado, com o resto da equipa, mantendo a esperança de estar disponível para o duelo de amanhã, para o qual já foram vendidos 44 mil bilhetes. O Dragão deve encher.
Esperança por Pedro Gonçalves
Depois do dia de folga, o Sporting voltou à preparação para o clássico e o destaque vai para Pedro Gonçalves. O atacante, que saiu lesionado do jogo com o Famalicão, fez apenas trabalho de ginásio, fruto de sobrecarga muscular, que não o deve retirar do jogo.
Nomeação
João Pinheiro apita o quinto duelo entre as equipas
O Conselho de Arbitragem da FPF nomeou João Pinheiro para dirigir o clássico de amanhã. O árbitro de Braga vai apitar o quinto duelo da carreira entre F. C. Porto e Sporting, registando-se uma vitória para cada uma das equipas e dois empates, um deles na final da Taça da Liga 2018/19, que os leões venceriam no desempate por grandes penalidades. João Pinheiro será auxiliado por Tiago Costa e Luciano Maia, enquanto Luís Godinho (Évora) estará no videoárbitro.