F. C. Porto tenta abrir a campanha na Liga Europa de forma bem diferente da época passada. Jogos na Áustria são sinónimo de felicidade para os azuis e brancos.
Corpo do artigo
Se a época em curso tem sido tudo menos igual à anterior no que ao F. C. Porto diz respeito, eis mais um desafio para os dragões provarem que o passado recente já lá vai, desta vez a nível internacional. Na abertura da fase regular da Liga Europa, a equipa portista estreia-se hoje com um jogo em Salzburgo, à procura de um início bem diferente daquele que protagonizou nesta competição há um ano, quando perdeu na Noruega com o Bodo/Glimt.
A viagem ao país da valsa desperta boas sensações aos adeptos azuis e brancos, habituados a dançar com vitórias neste destino. A mais importante de todas, em 1987, na célebre final de Viena com o Bayern de Munique, valeu-lhes a Taça dos Campeões Europeus (2-1), mas os triunfos de 2002/03 e 2010/11, sempre na capital, sobre o Áustria (0-2) e o Rapid (1-3), também são simbólicos por terem sido conseguidos em épocas que terminaram em glória para o clube, com as conquistas da Taça UEFA e da Liga Europa. Em 2013/14, a temporada portista foi para esquecer, mas a má campanha na Champions começou com novo triunfo no Prater sobre o Áustria de Viena (0-1).