Equipa de Conceição volta aos triunfos no campeonato, batendo castores personalizados, mas macios a defender. Assistências de luxo para Evanilson e Taremi
Corpo do artigo
O campeão nacional voltou a sorrir na Liga. Depois de uma derrota e um empate, frente a Benfica e Santa Clara, a equipa de Sérgio Conceição goleou o lanterna-vermelha Paços de Ferreira e subiu, à condição, ao segundo lugar, graças a uma exibição ultra competente. Sem quaisquer efeitos secundários do triunfo a meio da semana na Champions, que valeu o apuramento para os oitavos como primeiro classificado, os dragões revelaram grande mestria nos passes para as costas da defesa dos castores e ficam, para já, a cinco pontos do líder do campeonato, que joga esta noite no Estoril.
Apesar de Conceição voltar a contar com David Carmo e Uribe, que cumpriram castigo contra o Atlético de Madrid, apenas o médio colombiano foi titular, já que o antigo central do Braga se sentou no banco e Marcano manteve o lugar no onze, que teve, ainda, outra grande novidade. Rodrigo Conceição foi o lateral direito, com Pepê a atuar mais adiantado e Galeno a ser o sacrificado, enquanto Wendell ocupou o posto do lesionado Zaidu.
O Paços chegou à Invicta ainda sem triunfos no campeonato e com apenas dois pontos no bolso, não sendo difícil perceber a razão de ocupar o último lugar da Liga. Apesar de ter tido alguns momentos de bom futebol de ataque, a equipa de José Mota foi muito macia na defesa - mesmo com três centrais -, e acabou destruída pelo serviço de entregas expresso do dragão. Logo aos quatro minutos, um passe incrível de Eustaquio ofereceu a conclusão acrobática de Evanilson e, depois de mais duas oportunidades azuis e brancas, o Paços falhou incrivelmente o empate e pagou bem caro por isso. Aos 32 minutos, a assistência de Pepê foi tão simples como eficaz, o mesmo se aplicando à conclusão de Taremi para o 2-0. Pouco depois, os papéis inverteram-se, com um passe incrível do iraniano a deixar o brasileiro na cara do golo, mas o extremo não foi minimamente egoísta e ofereceu o segundo da conta pessoal de Evanilson.
Com os três pontos no bolso, o F. C. Porto não travou na segunda parte e acabou com as poucas dúvidas que restavam logo aos 55 minutos: Evanilson arrancou pela direita e cruzou para Taremi, com Juan Delgado a antecipar-se ao iraniano apenas para marcar na própria baliza. Conceição deu descanso a algumas das principais figuras, mas o perigo não deixou de rondar a baliza dos castores, com Evanilson a perder a hipótese do "hat-trick" e Galeno a acertar com estrondo no poste da baliza dos castores.
Mais: Evanilson e Taremi decidiram e bem podem agradecer aos passes teleguiados de Eustaquio e Pepê. Com 19 anos, Matchoi Djaló é um craque.
Menos: A linha de três defesas centrais do Paços de Ferreira teve uma noite para esquecer no Dragão e José Mota tem muito trabalho a fazer.
Árbitro: Jogo tranquilo de Manuel Oliveira, ficando apenas a dúvida num lance entre Tiago Ilori e Evanilson na área pacense. O VAR mandou jogar.
Veja o resumo do jogo:
https://jn.vsports.pt/embd/79731/m/11974/jn/06cee00d56c38133372e9f9536d635dd?autostart=false