Campeões nacionais são os últimos a iniciar pré-época, com apenas duas contratações e várias entradas e saídas por definir no mercado nas próximas semanas. Para já, Sérgio Conceição mantém todas as figuras do plantel anterior.
Corpo do artigo
Pouco mais de três semanas depois de terem posto a cereja no topo do bolo da longa época de 2019/20 com a conquista da Taça de Portugal, em Coimbra, os campeões nacionais iniciam hoje de manhã a pré-temporada no Olival.
Libertos das pré-eliminatórias de acesso à Champions, em função do título conquistado, e também da Supertaça, que este ano só se joga a 23 de dezembro, os dragões voltam ao trabalho depois de todos os adversários, mas têm ainda quase um mês até ao primeiro compromisso oficial de 2020/21, a jornada inaugural da Liga, agendada para os dias 19 e 20 de setembro.
Pela frente, estão quatro semanas decisivas na composição do plantel às ordens de Sérgio Conceição, que hoje se apresenta intacto, com apenas duas contratações, ambas consumadas a custo zero: o guarda-redes Cláudio Ramos (ex-Tondela) e o lateral direito Carraça (ex-Boavista). Haverá ainda algumas caras conhecidas de regresso, de jogadores que foram emprestados a outros clubes na época passada, como o central Diogo Queirós, o lateral Janko e o avançado Fernando Andrade.
A expectativa quanto à incorporação de Shoya Nakajima é grande, tendo em conta que o internacional japonês esteve afastado do plantel durante quase todo o período de retoma das competições na temporada passada, após a paragem provocada pela pandemia. Recorde-se que Nakajima esteve a treinar em casa, com receio do coronavírus, e depois no Olival, mas à parte dos companheiros de equipa durante várias semanas, e não participou nas festas do título. Agora, tudo indica que terá uma nova oportunidade para voltar ao grupo.
Três reforços a chegar
Para além de Cláudio Ramos e de Carraça, há pelo menos mais três contratações iminentes (o defesa Zaidu e os avançados Taremi e Toni Martínez), cuja oficialização espera apenas pelas transferências de alguns jogadores que permitam à SAD portista fazer os encaixes de que necessita para equilibrar as contas. No plantel portista, há vários nomes com possibilidades de sair, entre os quais os jovens Diogo Leite, Tomás Esteves e Fábio Silva, sem esquecer aqueles que têm a cotação elevada no mercado, como Alex Telles, Danilo, Corona e Soares.
As últimas semanas não trouxeram movimentações ao nível das saídas, o que permite aos dragões manter a espinha dorsal do plantel anterior, conforme é desejo do treinador e também de Pinto da Costa. No entanto, devido à pandemia e a todas as consequências do atraso no final da época passada e no início da atual, o mercado continuará aberto até ao início de outubro e manterá vivas uma série de interrogações que se colocam neste regresso ao trabalho da equipa azul e branca.
PRÉ-ÉPOCA
Sem estágio no Algarve devido à pandemia
Ao contrário do que aconteceu nos três últimos anos, a equipa portista não vai fazer o estágio de pré-época em Lagos, para evitar correr riscos desnecessários de contágio com o novo coronavírus. Nas quatro semanas que antecedem o início do campeonato, o plantel às ordens de Sérgio Conceição treinará sempre no Olival, estando em estudo a realização de jogos-treino. A tradicional apresentação no Estádio do Dragão não irá realizar-se este ano.