Portistas podem juntar-se às 14 equipas europeias que têm 30 ou mais campeonatos ganhos.
Corpo do artigo
A um ponto de carimbar a conquista do 30.º título nacional, o F. C. Porto está em vias de se juntar a um dos lotes de equipas mais exclusivos da Europa, onde se encontram os emblemas que ganharam, no mínimo, três dezenas de campeonatos dos respetivos países. Em todo o continente europeu, só há 14 clubes que já o conseguiram, podendo o F. C. Porto ser o 15.º desta lista bastante restrita.
Os recordistas na Europa são o Rangers e o Linfield, vencedores de 55 campeonatos da Escócia e da Irlanda do Norte, respetivamente. Seguem-se Celtic (51), Olympiacos (47), Benfica (37), Juventus (36), Real Madrid (35), Ajax (35), Anderlecht (34), Bayern de Munique (32), Rapid Viena (32), HJK (32), CSKA Sófia (31) e Ferencvaros (31).
Com a vitória deste domingo do Sporting sobre o Gil Vicente, os dragões não festejaram no sofá e viram confirmado o cenário de se poderem sagrar campeões no próximo sábado, caso ganhem ou empatem com o Benfica, no Estádio da Luz. Se perderem e se os leões vencerem no mesmo dia o Portimonense, a decisão ficará adiada para a última jornada, na qual o F. C. Porto recebe o Estoril, bastando-lhe então novamente uma vitória ou um empate.
O plantel às ordens de Sérgio Conceição começa a preparar na terça-feira o clássico com o Benfica, pois o técnico portista deu dois dias de folga aos jogadores, após o triunfo de sábado sobre o Vizela (4-2).